História, perguntado por vhjnx14, 2 meses atrás

ME AJUDA ME AJUDA ME AJUDA ME AJUDA ME AJUDA ME AJUDA ME AJUDA ME AJUDA ME AJUDA

Por que afirmamos que a Constituição de 1824 foi autoritária e excludente?​

Soluções para a tarefa

Respondido por acvanzela1
1

Resposta:

A Constituição de 1824 foi a primeira da história brasileira e vigorou até a Proclamação da República, em 1889. Foi a Carta que, por mais tempo, esteve em vigor, permanecendo por 65 anos. Ela começou a ser elaborada em 1823, durante uma Assembleia Constituinte, na qual as províncias (o equivalente aos estados) enviaram seus representantes. Porém, o imperador Dom Pedro I resolveu fechá-la, por causa da tentativa dos constituintes de limitar os poderes dele.

Essa Constituição foi outorgada em 1824 e seguia os desejos expressos por Dom Pedro I. Com ela, foi criado o Poder Moderador; o voto tornou-se censitário, e o catolicismo foi estabelecido como religião oficial. Logo após a Independência do Brasil, em 1822, o nosso primeiro texto constitucional inaugurou um período de liberdade política, mas trouxe várias heranças do tempo colonial.

Uma Constituição é promulgada, quando é elaborada por representantes dos eleitores, e seu texto é discutido e votado pelos constituintes, sendo assinada pelo chefe do governo, que jura o seu cumprimento. Se a Assembleia de 1823 não tivesse sido fechada por Dom Pedro I, a primeira Constituição brasileira teria sido discutida por representantes dos eleitores, votada e assinada pelo imperador, que faria o juramento do seu cumprimento. Contudo, a primeira Constituição brasileira que foi promulgada foi apenas a de 1891, a primeira do período republicano.

Dizer que uma Constituição foi outorgada é o mesmo que dizer que ela foi imposta por um soberano absolutista ou por um chefe de governo autoritário. O texto constitucional de 1824 foi elaborado por uma comissão de legisladores escolhidos pelo governante e não foi submetido a nenhuma discussão e nem votação.

Logo após a outorga do governante, a Constituição já entrou em vigor. Além da Constituição de 1824, outra que também passou pela outorga de um governante autoritário foi a Carta de 1937, que vigorou durante a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-1945).

Explicação:


vhjnx14: em poucas palavras:(
vhjnx14: obrigada por ajudar
Respondido por theuumaster
1

Resposta:

Explicação:

Foi autoritária porque foi imposta, outorgada pelo imperador, que tinha do Poder Moderador, que estava acima de qualquer outra força política nacional. E excludente porque o voto era censitário e as eleições indiretas, isto é, a participação política era definida a partir da renda de cada indivíduo, onde apenas homens, livres, maiores de 25 anos e proprietários poderiam participar da política em posições proporcionais ao seu nível de renda


theuumaster: se eu te ajudei poderia marcar como melhor resposta? obrigado
vhjnx14: muito obrigadaaaaaa
vhjnx14: ja deii :)
Perguntas interessantes