História, perguntado por CutiePieChanBR, 10 meses atrás

ME AJUDA É PRA HOJE QUE TENHO QUE RESOLVER!!!!!!!!!!!!!!
1- Explique como ocorreu o ''Renascimento comercial e urbano'' e suas consequências.
2- O que foram Cruzadas? Cite suas causas e consequências.


3- Como a Igreja Católica estruturava o seu poder durante a Idade Média? Explique.


4-O Renascimento comercial e urbano gerou profundas transformações na Europa Ocidental. Explique cada uma dessas ''invenções''.

a) Burguesia.

b) Feiras.

c) Banco.

d) Corporações de ofício.

e) Cartas de Fraquia.


( faça uma resposta pequena nas questões)

Soluções para a tarefa

Respondido por Nikolly098
5

Resposta:

1- O renascimento comercial e urbano aconteceu na passagem da Alta Idade Média para a Baixa Idade Média. Esse processo resultou em grande crescimento comercial, adormecido desde a desagregação do Império Romano do Ocidente, e em grande crescimento urbano.

2-Causas das Cruzadas

Já foi dito que o crescimento demográfico exigia a canalização do excedente populacional europeu para outras áreas, e isso pode ser considerado um elemento incentivador para o início das Cruzadas. A nobreza via nas Cruzadas um caminho para a conquista de novas terras fora da Europa, o que serviria para dar novo fôlego ao sistema feudal.

Consequências das Cruzadas

As Cruzadas fracassaram no plano militar, pois não se consumou a ocupação definitiva de Jerusalém. Por outro lado, foram grandes as modificações provocadas por elas na sociedade europeia da Baixa Idade Média.

Pode-se dizer que as Cruzadas representaram uma expansão europeia para além de seus limites. Na península Ibérica, por exemplo, a nobreza acabou por conquistar terras que estavam sob o domínio árabe.

Para as cidades italianas, as Cruzadas deixaram como consequência a reabertura do mar Mediterrâneo ao comércio com o Oriente. Isso foi possível com a reconquista de pontos que estavam sob o domínio árabe e bizantino desde o século VIII. Os interesses materiais foram sobrepostos aos da fé. Armas, marfim, ouro, prata, perfumes, tecidos de seda e as famosas especiarias (cravo, canela, gengibre, pimenta etc.), além de outros artigos de luxo, começavam a penetrar na Europa pelas mãos de comerciantes das cidades italianas de Gênova e Veneza, entre outras.

3-A Igreja Católica na Idade Média dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A Igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.

Explicação:

Perguntas interessantes