História, perguntado por tobifreefire2, 7 meses atrás

me ajuda aí pv o berimbau e um instrumento comum nas rodas de capoeira,uma prática criada no Brasil pelos os decentes de africanos na época da escravidão.em sua opinião,e possível relacionar a utilização desse instrumento à resistência dos africanos a escravidão??explique​

Soluções para a tarefa

Respondido por marinaoliveira5
8

Resposta: Ela representa a resistência dos escravos à bruta violência a que eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil. Passou a ser um elemento de resistência cultural e da construção de uma identidade do povo negro em nosso país.

Explicação:

Respondido por litorsouza
0

O uso do berimbau pode ser associado à resistência negra no país visto que a manifestação da cultura africana e afro-brasileira foi, por muito tempo, vista com maus olhos e discriminada. A capoeira foi, inclusive, proibida durante um período da história brasileira.

Os povos africanos que eram trazidos para a América tem como característica a constante resistência contra a escravidão, marcada pelas fugas, pelas revoltas de escravos e pelas construções dos Quilombos.

Os quilombos são comunidades que eram formadas por negros escravizados que haviam fugido dos postos de trabalho forçado. Nestas comunidades os indivíduos encontravam suporte para se estabelecer após a fuga além do apoio para resistir aos horrores da escravidão.

A música também mostra um papel importante nas lutas pela sobrevivência e pela liberdade. Como exemplo pode-se citar o surgimento do blues, nos Estados Unidos, ritmo que nasceu nas lavouras onde os negros eram escravizados, como um canto de acalento e resistência cultural.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/926571

Anexos:
Perguntas interessantes