ME AJUDA
01. Leia com atenção os trechos abaixo e, em seguida, assinale a alternativa em que o trecho não corresponde ao tipo de narrador citado.
0 pontos
a) “Sim, eu era esse garção bonito, airoso, abastado; e facilmente se imagina que mais de uma dama inclinou diante de mim a fronte pensativa, ou levantou para mim os olhos cobiçosos. De todas porém a que me cativou logo foi uma... uma... não sei se diga (...) A que me cativou foi uma dama espanhola, Marcela, a “linda Marcela”, como lhe chamavam os rapazes do tempo. E tinham razão os rapazes. Era filha de um hortelão das Astúrias.” (NARRADOR-PERSONAGEM)
b) “Se era inteligente, não sabia. Ser ou não inteligente dependia da instabilidade dos outros. Às vezes o que ele dizia despertava de repente nos adultos um olhar satisfeito e astuto. Satisfeito, por guardarem em segredo o fato de acharem-no inteligente e não o mimarem; (...) quando era considerado inteligente, tinha ao mesmo tempo a inquieta sensação de inconsciência: alguma coisa lhe havia escapado.” (NARRADOR-OBSERVADOR)
c) “— A sombra de Iracema não esconderá sempre o estrangeiro à vingança de Irapuã. (...) Dizendo estas palavras, o pajé desapareceu entre as árvores. A índia estava sempre alerta, olhou para Martim adormecido; e velou o resto da noite a seu lado. As emoções recentes, que agitaram sua alma, a abriram ainda mais à doce afeição, que iam filtrando nela os olhos do estrangeiro. Mas, quando passou a alegria de ver Martim salvo dos perigos da noite, entrou-a mais viva inquietação, com a lembrança dos novos perigos que iam surgir.” (NARRADOR-ONISCIENTE)
d) “A uma distancia prudente, o pai sentia e pressentia as tempestades porque seu filho de onze anos passaria pela vida afora: o menino se apaixonaria por uma amiga da mesma idade (...)O primeiro sinal da paixão, o pai se recordava, ocorreu alguns dias antes, durante o jantar.” (NARRADOR-ONISCIENTE)
e) “Alexandre Saldanha Ribeiro. Desprezou o elevador e seguiu pela escada, apesar da volumosa mala que carregava e do número de andares a serem vencidos. Não demonstrava pressa, porém o seu rosto denunciava a segurança de uma resolução irrevogável. Já no décimo pavimento, meteu-se por um longo corredor. Todas as salas encontravam-se fechadas e delas não escapava qualquer ruído que indicasse presença humana. Parou diante do último escritório e perdeu algum tempo lendo uma frase, escrita a lápis, na parede.” (NARRADOR-OBSERVADOR)
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
LETRA C
Explicação:
Cara, eu marquei essa alternativa na minha prova.
Não sei se está certo, mais foi essa que eu marquei!!
Espero que ajude♡
kayquealex11:
obrigado
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás