McShane; Von Glinow (2014) apontam algumas características importantes do feedback eficaz: deve ser específico e relevante, referir-se a métricas específicas (ex: as vendas aumentaram em 5% no último mês) e a comportamentos que estejam sob o controle do indivíduo, deve ser oportuno, imediato para que o indivíduo tenha consciência da consequência do seu comportamento, deve ter credibilidade e ser fornecido com frequência.
MCSHANE, S. L.; VON GLINOW, M. A. Comportamento organizacional: conhecimento emergente, realidade global. Porto Alegre: AMGH, 2014. p. 135.
Considere as características do feedback eficaz citadas pelos autores acima, juntamente com seus conhecimentos sobre o feedback na gestão de pessoas e identifique, nas situações abaixo, quais feedbacks são dados respeitando as características que ele deve ter.
O chefe diz para o funcionário: “João, todos os anos nós fazemos a avaliação do desempenho dos funcionários, esta é a sua, com relação ao último período. Todos os fatores têm resultados bons ou ótimos com exceção da produtividade, e isso não está bem. Você deve aumentar o ritmo para atingir melhores resultados no próximo ano”.
Chefe e funcionário se encontram no local e hora marcados para a entrevista de feedback da avaliação de desempenho. Depois de comentar todos os pontos positivos o chefe diz: “sua produtividade decaiu em 3%, veja aqui nos relatórios dos dois últimos anos, então vamos passar ao planejamento de ações para o melhoramento do seu desempenho neste aspecto”.
Durante a entrevista de feedback da avaliação de desempenho, depois que o chefe comentou todos os fatores, ele diz ao funcionário: “Então, o único problema está na produtividade, mas nós já estamos cuidando disso, depois do curso, tem melhorado e com a prática a tendência é continuar melhorando. Vamos monitorar e resolver juntos se surgirem dificuldades.”
É correto o que se afirma em:
II, III;
III, apenas.
I, III;
I, II;
I, II, III;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta Selecionada:
Correta
II, III;
Resposta Correta:
Correta
II, III;
Explicação:
O feedback precisa ser bem objetivo e de preferência dado com frequência. Assim, a primeira situação deixa muito a desejar, pois se compreende que aquele chefe não tem o hábito de fornecer feedback e, na verdade, não deu, pois o que falou era óbvio. Ele deveria ter aprofundado o assunto para encontrarem possíveis causas e soluções para o desempenho inferior.
Resposta:
Chefe e funcionário se encontram no local e hora marcados para a entrevista de feedback da avaliação de desempenho. Após comentar todos os pontos positivos, o chefe diz: “sua produtividade decaiu em 3%, veja aqui nos relatórios dos dois últimos anos, então vamos passar ao planejamento de ações para o melhoramento do seu desempenho neste aspecto”.
Durante a entrevista de feedback da avaliação de desempenho, depois que o chefe comentou todos os fatores, ele diz ao funcionário: “Então, o único problema está na produtividade, mas nós já estamos cuidando disso, depois do curso, tem melhorado e com a prática a tendência é continuar melhorando. Proponho monitorarmos e resolver juntos se surgirem dificuldades.”
Explicação:
Resposta certa! O feedback precisa ser bem objetivo e de preferência dado com frequência. Assim, a primeira situação deixa muito a desejar, pois se compreende que aquele chefe não tem o hábito de dar feedback e, na verdade, não deu, pois o que falou era óbvio. Ele deveria ter aprofundado o assunto para encontrarem possíveis causas e soluções para o desempenho inferior.