Sociologia, perguntado por gabrieldiniz3009, 4 meses atrás

Max Weber nasceu na Alemanha, em uma família protestante. Juntamente com Émile Durkheim e Karl Marx, Weber é considerado um dos fundadores desta ciência social. Os três pensadores continuam sendo utilizados como referenciais por muitos autores da sociologia contemporânea. Sobre os autores citados, podemos afirmar que: I. Weber se preocupa com a explicação objetiva dos fenômenos sociais, ressaltando a possibilidade da neutralidade sociológica em todas as etapas dos estudos a serem realizados. II. Podemos notar uma postura crítica dos três autores clássicos da Sociologia ao longo de suas obras. Karl Marx desenvolveu o conceito de fetichismo da mercadoria para a compreensão crítica da sociedade capitalista, Max Weber a racionalização e burocratização, e Émile Dukheim o conceito de anomia. III. Para Weber, a ação social aparece como elemento central de análise para a compreensão do mundo histórico-social. Para Durkheim, a regra fundamental é que os fatos sociais devem ser objetivados como coisas. Em Marx, o fundamental é entender a relação dinâmica entre os elementos contraditórios da realidade histórica. IV. A questão nuclear com a qual se defrontam Weber e Durkheim, do mesmo modo, em boa parte de suas obras, diz respeito à busca da neutralidade das ciências sociais, bem como a tipificação da ação coletiva, a partir da ação individual desenvolvida por cada pessoa. V. Os pensamentos de Weber e Marx se distanciam em perspectivas distintas no que diz respeito aos rumos da sociedade moderna. Se este último conclama os trabalhadores operários à união para superar as relações sociais alienadas e desiguais, o primeiro resigna-se diante da tendência sócio-histórica da racionalidade calculista que se desenvolve na sociedade moderna. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: *

a) Apenas III, V.
b) Apenas IV, V.
c) Apenas I, III, V.
d) Apenas II, III, IV.
e) Apenas II, III, V.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
4

A alternativa C é a que melhor se apresenta como correta, baseado no pensamento de Marx e Weber.

Weber buscou refletir sobre o papel do estado que se define como a estrutura ou o agrupamento político que reivindica com êxito o monopólio físico social legítimo.

Weber define o estado como principal pilar de atuação para a racionalização do direito, ou seja, a especialização do poder legislativo e judiciário, está voltado para uma política que tem o objetivo de manter e dar respaldo a segurança dos indivíduos.

Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.

Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.

Perguntas interessantes