max weber identificou em seus estudos que o desenvolvimento do capitalismo não está ligado ao conflito como colocava karl marx e nem a solidariedade como afirmava durkheim. weber identificou que a ascensão do capitalismo ocorreu em países protestantes, isso fez com que ele identificasse qual elemento como propulsor ao desenvolvimento da revolução industrial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Karl Emil Maximilian Weber nasceu em 1864, na cidade de Efurt, Alemanha. Seu pai era um advogado de sucesso, e sua família era protestante e tradicional da cidade, fato que influenciou os estudos do sociólogo. A situação política e econômica da Alemanha, no século XIX, foi um fator decisivo para a consolidação das teorias econômicas e sociais de Weber.
Em 1882, aos 18 anos de idade, Weber começou a estudar Direito na Universidade de Heidelberg, onde iniciou suas pesquisas em ciências jurídicas, economia e ciência da religião. Em 1889, aos 25 anos de idade, o sociólogo doutorou-se, em Direito, pela Universidade de Berlim, e, em 1893, tornou-se professor da Universidade de Freiburg. Paralelamente à carreira acadêmica, Weber tentou uma carreira política, envolvendo-se no cenário político alemão, porém sem grande sucesso.
Max Weber, sociólogo clássico alemão.
Muito rígido consigo mesmo, provavelmente um reflexo de sua criação, Weber enfrentou uma profunda depressão durante boa parte de sua vida adulta por não conseguir o sucesso financeiro almejado. A lógica protestante, descrita no livro A ética protestante e o espírito do capitalismo, de sua autoria, associa o sucesso financeiro e pessoal à moral religiosa e ao trabalho. Weber dependeu financeiramente do pai durante muito tempo até conseguir uma cadeira universitária.
A relação entre Max Weber e seu pai era muito conturbada. Em 1887, sua mãe decidiu passar uma temporada em sua casa, mas seu marido não permitiu que fosse sozinha, acompanhando-a. Ao recebê-los, Weber brigou com seu pai e não permitiu sua permanência em sua residência. Tempos depois, o pai de Weber morreu, o que deixou o filho em um estado profundo de depressão.
A depressão incapacitou-o para o trabalho docente, fazendo com que ele entrasse de licença na universidade e começasse a viajar. Weber visitou vários países da Europa e os Estados Unidos. Após um ano sabático, ele tentou retornar ao trabalho, mas não conseguiu, continuando licenciado para tratamento.
Para Weber, a licença e a depressão incapacitante eram vergonhosas, tanto o é que ele pediu demissão, em 1903. No entanto, pelo alto desempenho acadêmico do intelectual, o governo não concedeu sua dispensa, mas aposentou-o e tornou-o professor honorário com carga horária mínima na Universidade de Heidelberg.
Após 1903, a produção intelectual de Weber aumentou bastante, sendo que, até a sua morte, em 1920, ele produziu incessantemente.
Nos últimos anos de vida, Weber participou do conselho econômico da delegação alemã do Tratado de Versalhes, que foi um acordo político que sucedeu a Primeira Guerra Mundial, em 1919. Em 1920, o sociólogo foi membro de uma comissão para a formulação da Constituição de Weimar.
Desde a década de 1870, quando o estadista alemão Otto von Bismarck unificou os reinos germânico e prussiano em um único Estado nacional, a Alemanha estava organizada em um império. Em 1918, o Cáiser Guilherme II renunciou ao posto, após o fim da Primeira Guerra Mundial. Com isso, foi fundada a Primeira República da Alemanha. Com a fundação da república, houve a necessidade da formulação de uma nova Constituição, e ela ficou conhecida como Constituição de Weimar.
Em 1920, Weber morreu de pneumonia, aos 56 anos de idade.
Veja também: Auguste Comte - o responsável pelos primeiros esforços para delimitar o campo de estudo da sociologia
Livros de Max Weber
Em vida, Weber publicou três livros. A ética protestante e o espírito do capitalismo é o livro mais difundido do autor. Nessa obra, Weber analisou a constituição das sociedades protestantes calvinistas e luteranas, mostrando como a moral religiosa dessas pessoas permitiu o sucesso financeiro das sociedades. Em 1910, Weber publicou Economia e sociedade, e, em 1917, A ciência como vocação.
Marianne Schnitger Weber, intelectual alemã que foi casada com Weber.
Sua esposa, Marianne Schnitger Weber, organizou sua obra não publicada após sua morte e publicou, postumamente, mais três livros: Economia e sociedade (vol. II), em 1921, A metodologia das ciências sociais, em 1922, e História econômica geral, em 1923.
Principais ideias de Max Weber
Weber contribuiu para os estudos da área com a formulação de uma espécie de “sociologia da teologia”, analisou profundamente o capitalismo e o protestantismo, e desenvolveu político francês Alexis de Tocqueville. Para Weber, o plano das ideias (entendendo-o com base no idealismo kantiano) é a primeira concepção do capitalismo, pois ele seria concebido baseado em um ideal.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO