Max Weber identifica três fatores que favorecem o desenvolvimento da moderna burocracia. São eles: I. Desenvolvimento de uma economia monetária. II. Legitimação. III. O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno. IV. Aparato Administrativo. V. A superioridade técnica
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, III E V
Explicação:
I. O desenvolvimento de uma economia monetária: Na Burocracia, a moeda assume o lugar
da remuneração em espécie para os funcionários, permitindo a centralização da autoridade e o
fortalecimento da administração burocracia.
III. O crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas do Estado Moderno.
V. A superioridade técnica – em termos de eficiência – do tipo burocrático de administração
serviu como uma força autônoma para impor sua prevalência.
A burocracia estatal depende de uma remuneração regular e estável, uma quantidade significativa de tarefas administrativas para justificar sua existência e treinamento técnico para desempenhar suas atividades. Dessa forma, as assertivas corretas são I, III e V.
Burocracia Estatal e Estado
No contexto de centralização política na Europa durante a Idade Moderna, o poder governamental adquiriu amplitude nunca antes vista. Em substituição ao poder local feudal, o novo aparato estatal a partir do período absolutista europeu criou uma série de novos cargos administrativos para fortalecer o poder central.
Nesse sentido, esses novos funcionários foram beneficiados pela centralização política não só pela existência de seus postos de trabalho. A concentração de poder no Estado permitiu uma remuneração monetária regular, já que é o governo que emite uma moeda minimamente estável.
Além disso, a experiência e o treinamento técnico foram fundamentais para que esses burocratas pudessem exercer a crescente demanda administrativa da máquina estatal dos países europeus.
Entenda mais sobre Estado aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39693820
#SPJ2