Max Weber é um dos principais teóricos clássicos da Sociologia. Para ele, o capitalismo tem suas contradições, mas demonstra ser a forma de organização econômica eficiente e capaz de responder historicamente as necessidades sociais. Weber inova em sua análise em questionar as teses do fato social como um fenômeno objetivo, como Durkheim, questiona o determinismo das teses marxistas.
Julgue as afirmativas abaixo sobre as teses de Weber:
I. Para Weber há uma relação direta entre os fatos sociais e as ciências naturais. Para ele, não devemos considerar como consciente os atos humanos e nem as particularidades como relevantes na vida social.
II. Valorizando os modelos de ação que se constituem como a condição para a ação social, Weber estabelece uma relação entre a percepção dos homens em relação a sua realidade a forma como dão sentido a ação.
III. Para Weber, entender a construção dos valores que dão sentido a ação social é fundamental. Nem sempre o fato social denuncia em si a intenção de quem pratica a ação.
IV. Até mesmo a emotividade pode ser um impulsionador da ação. Nunca de forma isolada, mas pode associar elementos que gerem uma reação emocional e determine um comportamento com baixo grau de racionalidade ou uma lógica movida pelo sentimento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
I, II e III, apenas.
Explicação:
correto em afirmar Webeer pensava
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás