Max Weber (1864-1920), sociólogo e economista alemão, ampara os seus pensamentos na conduta humana, composta por sentidos e ações sociais. Weber (1991) inovou ao defender e incluir o ponto de vista dos atores sociais em seus estudos sobre a sociedade, possibilitando a análise de percepções subjetivas. Diverge de Marx (1989) em relação ao desenvolvimento do capitalismo, pois, para ele, tal fenômeno seria mais bem compreendido se dada a ênfase a fatores econômicos, os quais, em último caso, conduziriam a história. Assim, com base nestas informações, analise as asserções a seguir:
I. Na tese de Weber, o Estado somente tem condições de existir caso haja um conjunto de pessoas fiéis à autoridade que é designada para possuir o poder, justamente, nesse Estado. Por outro lado, a autoridade deve ser reconhecida como legítima, no intuito de fazer com que os dominados obedeçam aos detentores do poder.
PORQUE
II. Na concepção weberiana, portanto, existem dois conceitos básicos que formam o Estado: a legitimidade e a autoridade. Weber analisa três tipos de dominação legítima, cada qual criando distintas categorias de autoridade: dominação tradicional, dominação carismática e dominação legal.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
ALT I
Explicação:
PAG 94 LIVRO UNICESUMAR
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Lógica,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás