Química, perguntado por AndressaGaldino, 1 ano atrás

(Mauá) Considere a equação de equilíbrio entre os gases oxigênio e ozônio. 3 O2(g) ⇌ 2 O3(g) ∆H ° = + 285,4 kJ/mol Justificando a resposta, dê o sentido do deslocamento do equilíbrio causado por: a) aumento da temperatura; b) diminuição da pressão.

Soluções para a tarefa

Respondido por felipeh
73
a)Por possuir uma variação de entalpia positiva (+285,4) trata-se de uma reação exotérmica, por isso, aumentando a temperatura o sistema terá calor para ser expelido e por isso o equilíbrio se deslocará para a direita, ou seja, para a formação de mais ozônio.

b)A pressão está ligada à interação de moléculas que estarão em movimento no sistema se chocando entre si, principalmente quando se tratar de substâncias gasosas, como o oxigênio e o ozônio.

A pressão é inversamente proporcional ao volume, ou seja, se aumentar a pressão o volume irá diminuir.
Se diminuirmos a pressão, o volume irá aumentar e portante o equilibro se deslocará para onde possui maior volume (aquele que tem o maior coeficiente estequiometrico), que é para a esquerda para a formação de mais oxigênio.


Espero ter ajudado ^^
Respondido por anders1lva
1

Ao aumentar a pressão favoreceremos a formação do ozônio (O_3).

Ao diminuirmos a pressão favoreceremos a formação do oxigênio (O_2).

Como interpretar o equilíbrio químico?

Perceba que esta é uma reação endotérmica, devido ao fato do ▲H ser maior que 0 (▲H > 0), logo, ao fornecer energia (aumentar temperatura) ela favorecerá a formação dos produtos (ozônio (O_3)).

As alterações de pressão são conceituadas pela regra de Gay-Lussac em que ao diminuir a pressão esta favorecerá no sentido de maior volume (2 mols de oxigênio (2O_2)).

Veja mais sobre Constante de Avogadro em:

brainly.com.br/tarefa/1773341

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes