Mateus Índio Sesi
Com o tempo, o móvel se cobriu de sacralidade. Expressões como "mesa do rei", "mesa dos despachos" e "mesa do tribunal" associam essa plataforma com o lugar do conselho, da sentença e do exame decisório. Os simpósios dos gregos e romanos foram, então, substituídos pelo ritual cristão da comunhão do pão em torno de uma mesa, como revela grande parte das representações da última ceia — antes, os homens comiam debruçados, deitados em divãs. E passaram a se alimentar sentados. As noções de etiqueta à mesa surgiram com as regras conventuais, quando o comer era feito em silêncio ou sob a escuta de alguma leitura. Na Idade Média, em que a cultura dos povos bárbaros se mesclava com a cristã, a sala de refeição também era lugar de violência. O principal instrumento: a faca, a mesma usada na caça.
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O texto conta a construção da história do "estar à mesa". Para além da função prática de comer, o texto aponta para
a) os tipos de mesa presentes no decorrer do tempo.
b) os usos sociais dados à mesa durante a história.
c) as mesas importantes em cada período histórico.
d) as regras de etiqueta exigidas ao se estar à mesa.
e) as mortes envolvendo esse espaço no decorrer da história.
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Resposta:
D
Explicação:
Sesi Djalma Pessoa Salvador BA
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