História, perguntado por elisferreiradossanto, 9 meses atrás

matérias-primas segunda revolução industrial​

Soluções para a tarefa

Respondido por pamelassilva07
2

Resposta:

Petróleo, aço e eletricidade

Explicação:

Respondido por PolarPlay
2

Resposta:

A Revolução Industrial foi um processo de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX, tendo-se iniciado na Inglaterra. Nela, o trabalho artesanal foi substituído pelo assalariado e pelo uso de máquinas, sendo sua principal característica.

Este é um resumo da Revolução Industrial em todas as suas etapas. Veja as principais características da primeira, segunda, terceira e ainda da revolução industrial no Brasil.

Essa matéria é frequente nas questões de história do ENEM e de outros vestibulares.

Não deixe de conferir os exercícios sobre Revolução Industrial.

Nesse artigo vamos falar sobre:

Resumo da Revolução Industrial

O que é a Revolução Industrial;

Principais Causas;

Primeira Revolução Industrial;

Segunda Revolução Indutrial;

Terceira Revolução Indutrial;

Como isso se deu no Brasil.

Resumo da Revolução Industrial

Antes de qualquer resumo precisamos começar com a definição do tema. O resumo facilitará organizando em tópicos o que foi o destaque nesse acontecimento que mudou o mundo.

O que é Revolução Industrial?

revoluçao industrial

A Revolução Industrial consiste no processo que levou às modificações econômicas e tecnológicas, e que consolidou o sistema capitalista, além de permitir o advento de novas formas de organização da sociedade.

O surgimento da produção mecanizada em grande escala iniciou as transformações dos países da Europa e da América do Norte. Estas nações se tornaram hegemonicamente industriais e suas populações se concentraram cada vez mais nas cidades.

Aprenda mais sobre o que foi o processo de Urbanização após a Revolução Industrial.

Causas da Revolução Industrial

A expansão do comércio internacional dos séculos XVI e XVII aumentou expressivamente a riqueza da burguesia. Isso originou o acúmulo de capital que financiou o progresso técnico e o alto custo da instalação nas indústrias.

A elaboração de projetos para o aperfeiçoamento das técnicas de produção e a criação e máquinas para a indústria ganharam investimentos da burguesia europeia, que se encontrava cada vez mais fortalecida e enriquecida. Ela observou rapidamente que se obtinha maior produtividade e se aumentavam os lucros quando se empregavam máquinas em grande escala.

Fases da Revolução Industrial

revolução industrial

As transformações tecnológicas, econômicas e sociais vividas na Europa Ocidental, que se iniciaram primeiramente na Inglaterra por volta do século XVIII, tiveram inúmeros desdobramentos, que podem chamados de fases. Essas representam o processo evolutivo das tecnologias desenvolvidas e as mudanças socioeconômicas consequentes.

Resumo da Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial diz respeito ao processo de evolução tecnológica vivido a partir do século XVIII na Europa Ocidental, entre os anos 1760 e 1850. Esse processo estabeleceu uma nova relação entre a sociedade e o meio, e também possibilitou o surgimento de novas formas de produção que transformaram o setor industrial.

Explicação:

Perguntas interessantes