matemáticaque que é matemática
Soluções para a tarefa
A palavra Matemática tem origem grega e significa “aquilo que se pode aprender”. Essa ciência estuda quantidade e formas e possui uma linguagem própria para representação.
A história da Matemática remete à história da própria humanidade. Isso porque os registros mais antigos encontrados sobre essa ciência datam de 2400 a.C. Podemos considerar que ela é uma ciência exata que foi desenvolvida para solucionar problemas relacionados com o cotidiano.
Vários estudiosos e cientistas contribuíram para o progresso da Matemática, a saber:
René Descartes: desenvolveu a Geometria Analítica, que está relacionada com a álgebra e a geometria;
Euler: criou a chamada relação de Euler (V + F – A = 2), que é utilizada para calcular o número de faces, vértices e arestas de um poliedro;
Wilhelm Schickard: contruiu uma calculadora mecânica que realiza cálculos numéricos com as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).
Ao longo dos séculos, a Matemática aprimora-se para solucionar desafios. Por meio da formulação de leis, que podem ser propriedades ou teoremas, obtivemos diversas fórmulas que facilitam os cálculos do dia a dia. Veja alguns exemplos:
Propriedade comutativa: A ordem dos fatores não altera o produto ou a ordem das parcelas não altera a soma.
Regra geral: a . b = b . a
a + b = b + a
Propriedade distributiva: A multiplicação de um número por uma soma ou subtração é igual ao produto desse número por cada parcela.
Regra geral: a . (b + c) = a . b + a . c
a . (b – c) = a . b – a . c
Teorema dos números primos: Esse teorema garante a existência de infinitos números primos. Os números desse tipo são divisíveis por um e por ele mesmo.
Exemplo: Conjunto de números primos: NP = {2, 3, 5, 7, …}
A Matemática hoje é ensinada desde os primeiros anos escolares. Seu estudo pode estender-se até a faculdade para aqueles que optarem por cursar Engenharia, Economia, Matemática, entre outras ciências da área de exatas.
Talvez as palavras de Richard P. Feynman possam traduzir o significado do que é a Matemática:
"A matemática não é apenas outra linguagem:
é uma linguagem mais o raciocínio;
é uma linguagem mais a lógica;
é um instrumento para raciocinar".