MATEMÁTICA ME AJUDEM PFVR!!!
1. Quando usamos o produto de probabilidade?
2. Explique o que são eventos simultâneos, dependentes e Independentes?
3. Como calcular a probabilidade de eventos simultâneos de forma independente ou independente?
4.O que significa a probabilidade condicional?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Usamos a palavra EXPERIMENTO (E) para descrever qualquer processo que gere ... espaço amostral, é igual ao produto da probabilidade .
2)Significa que o resultado de um evento não afeta o resultado do outro evento. ... Os resultados possíveis para o 2º evento, para o 2º prêmio, são completamente dependentes daquilo que aconteceu, ou o bilhete que foi tirado para o 1º prêmio. Daí, esses eventos não são independentes.
3)Determinamos a probabilidade de um evento acontecer, dividindo o número de eventos escolhidos pelo total de eventos do espaço amostral. Observe mais alguns exemplos: Um baralho é composto por 52 cartas divididas da seguinte forma: O baralho é enumerado com os seguintes números: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K e A.
4)A probabilidade de um evento A ocorrer, dado que um outro evento B ocorreu, é chamada probabilidade condicional do evento A dado B. Por exemplo, a probabilidade de que uma pessoa venha a contrair AIDS dado que ele/ela é um usuário de drogas injetáveis é uma probabilidade condicional.
Explicação passo-a-passo:espero ter ajudado : )
1)O cálculo de probabilidade em Genética segue as mesmas regras para o cálculo de probabilidade em diversos jogos. Ela é determinada por valores que vão de 0 a 1, sendo 0 a probabilidade desse evento não ocorrer de forma alguma e 1 a certeza de que esse evento ocorrerá.
Usamos a regra da multiplicação, ou regra do “e”, para determinar a probabilidade de dois ou mais eventos independentes ocorrerem simultaneamente. Em um jogo de dados, seria como calcular a probabilidade de lançarmos dois dados simultaneamente, por exemplo, e ambos caírem com a face 2 para cima. Como um dado tem seis faces e apenas uma face 2, para cada dado, teremos 1 chance em 6 (1/6) de cair com a face 2 para cima.
2)O cálculo da probabilidade de eventos simultâneos determina a chance de dois eventos ocorrerem simultânea ou sucessivamente.
A fórmula para o cálculo dessa probabilidade decorre da fórmula da probabilidade condicional. Assim, teremos:
3)a probabilidade de ocorrência de cada um dos eventos. Observe que no lançamento de um dado, temos 6 valores possíveis. Assim:
Dessa forma, teremos:
Exemplo 2. Numa urna há 30 bolinhas numeradas de 1 a 30. Serão retiradas dessa urna duas bolinhas, ao acaso, uma após a outra, sem reposição. Qual a probabilidade de sair um múltiplo de 10 na primeira e um número ímpar na segunda?
Solução: o fato de a retirada das bolinhas ocorrer sem reposição, implica que a ocorrência do primeiro evento interfere na probabilidade do segundo ocorrer. Portanto, esses eventos não são independentes. Vamos determinar cada um dos eventos.
A: sair um múltiplo de 10 → {10, 20, 30}
B: sair um número ímpar → {1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19, 21, 23, 25, 27, 29}
A probabilidade de ocorrer os dois eventos sucessivamente será dada por:
Faremos os cálculos separadamente:
Para o cálculo de p(B|A) é preciso notar que não teremos mais 30 bolinhas na urna, pois uma foi retirada e não houve reposição, restando 29 bolinhas na urna. Assim,
4)A probabilidade de um evento A ocorrer, dado que um outro evento B ocorreu, é chamada probabilidade condicional do evento A dado B. Por exemplo, a probabilidade de que uma pessoa venha a contrair AIDS dado que ele/ela é um usuário de drogas injetáveis é uma probabilidade condicional.