Matemática Financeira visa estudar o valor do dinheiro no tempo nas aplicações e nos pagamentos de empréstimos. Ainda, fornece instrumentos para o estudo e a avaliação das formas de aplicação de dinheiro, bem como de pagamento de empréstimos (HAZZAN e POMPEO, 2014, p. 1).
É comum a aquisição de bens, a realização de empréstimos. De acordo com Nascimento (2011, p. 103) se não fosse o crédito, haveria uma única modalidade de pagamento a` vista, a demanda por diversos produtos certamente se reduziria, especialmente em se tratando da compra e venda envolvendo valores relativamente altos, como e´ o caso de casa própria, automóvel, entre outros bens.
Ao decidir comprar um apartamento, por exemplo, você pode realizar um financiamento desse bem. As formas de pagamento desse financiamento são chamadas sistemas de amortização, que são métodos usados para cálculo de determinados empréstimos.
Você deseja financiar um apartamento. Com base, na sua situação financeira, na situação econômica do nosso país, apresente e justifique qual sistema de amortização você optaria por realizar o financiamento desse apartamento: Sistema SAC – Sistema de Amortização Constante ou Sistema PRICE – Sistema Francês de Amortização?
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
Considerando um cidadão de classe média e o cenário atual da economia brasileira o sistema de amortização escolhido para a compra do apartamento é o Sistema SAC – Sistema de Amortização Constante.
Em se tratando de financiamento de imóveis, cuja principal característica é o pagamento de longo prazo o método SAC é ideal, pois, a amortização do saldo devedor será contante e as parcelas decrescentes ao longo do financiamento.
Já no método Price, as parcelas são permanentes e a amortização aumenta ao longo dos anos de pagamento do imóvel.
É importante ressaltar ainda que o Sistema de Amortização Constante apresenta a vantagem de ao final do financiamento o valor pago pelo apartamento ser cerca de 15% mais baixo do que o mesmo valor financiamento pelo sistema Price.
A desvantagem do SAC em comparação ao Price é que as prestações do financiamento serão em média 25% maiores que pelo método Price.
Espero ter ajudado ;)