matematica financeira
Soluções para a tarefa
Resposta:
O cálculo de juros pode ser simples ou composto. No regime de capitalização simples, a correção é feita sempre sobre o valor do capital inicial.
Resposta:
A matemática financeira é a área da matemática que estuda a equivalência de capitais no tempo, ou seja, como se comporta o valor do dinheiro no decorrer do tempo.
Sendo um área aplicada da Matemática, estuda diversas operações ligadas ao dia a dia das pessoas. Por esse motivo, conhecer suas aplicações é fundamental.
Como exemplos dessas operações podemos citar as aplicações financeiras, empréstimos, renegociação de dívidas, ou mesmo, tarefas simples, como calcular o valor de desconto num determinado produto.
Conceitos Básicos da Matemática Financeira
Capital (C)
Representa o valor do dinheiro no momento atual. Este valor pode ser de um investimento, dívida ou empréstimo.
Juros (J)
Representam os valores obtidos pela remuneração de um capital. Os juros representam, por exemplo, o custo do dinheiro tomado emprestado.
Ele pode também ser obtido pelo retorno de uma aplicação ou ainda pela diferença entre o valor à vista e a prazo em uma transação comercial.
Montante (M)
Corresponde ao valor futuro, ou seja, é o capital mais os juros acrescidos ao valor.
Assim, M = C + J.
Taxa de Juros (i)
É o percentual do custo ou remuneração paga pelo uso do dinheiro. A taxa de juros está sempre associada a um certo prazo, que pode ser por exemplo ao dia, ao mês ou ao ano.
Cálculos Básicos da Matemática Financeira
Porcentagem
A porcentagem (%) significa por cento, ou seja, uma determinada parte de cada 100 partes. Como representa uma razão entre números, pode ser escrita na forma de fração ou como número decimal.
Por exemplo:
30 sinal de percentagem igual a 30 sobre 100 igual a 0 vírgula 3
Muitas vezes utilizamos a porcentagem para indicar aumentos e descontos. Para exemplificar, vamos pensar que uma roupa que custava 120 reais está, nesse período do ano, com 50% de desconto.
Como já estamos familiarizados com esse conceito, sabemos que esse número corresponde à metade do valor inicial.
Então, essa roupa no momento está com custo final de 60 reais. Vejamos assim, como trabalhar a porcentagem:
50% pode ser escrito 50/100 (ou seja, 50 por cem)
Assim, podemos concluir que 50% equivale a ½ ou 0,5, em número decimal. Mas afinal o que isso significa?
Bem, a roupa está com 50% de desconto e, portanto, ela custa metade (½ ou 0,5) de seu valor inicial. Logo, a metade de 120 é 60.
Mas vamos pensar noutro caso, em que ela está com 23% de desconto. Para tanto, temos que calcular quanto é 23/100 de 120 reais. Lógico que por aproximação podemos fazer esse cálculo. Mas aqui a ideia não é essa.
Logo,
Transformamos o número percentual em número fracionário e multiplicamos pelo número total que queremos identificar o desconto:
23/100 . 120/1 - dividindo o 100 e 120 por 2, temos:
23/50 . 60/1 = 1380/50 = 27,6 reais
Portanto, o desconto de 23% numa roupa que custa 120 reais será de 27,6. Assim, o valor que você irá pagar é de 92,4 reais.
Agora vamos pensar no conceito de aumento, ao invés de desconto. No exemplo acima, temos que a comida subiu 30%. Para isso, vamos exemplificar que o preço do feijão que custava 8 reais teve um aumento de 30%.
Aqui, temos que saber quanto é 30% de 8 reais. Da mesma forma que fizemos acima, vamos calcular a porcentagem e, por fim, agregar o valor no preço final.
30/100 . 8/1 - dividindo o 100 e 8 por 2, temos:
30/50 . 4/1 = 120/50 = 2,4
Assim, podemos concluir que o feijão nesse caso está custando mais 2,40 reais. Ou seja, de 8 reais seu valor foi para 10,40 reais.
OBS: Veja mais em : toda materia .com. br/matematica-financeira-conceitos-formulas (ESCREVE TD JUNTO, NAO ESCREVI POR QUE O BRAINLY NAO DEIXA)
Explicação passo-a-passo:
ESPERO TER AJUDADO 'V'
BONS ESTUDOS 'V'
PUDER ME DAR MELHOR RESPOSTA AGRADEÇO 'V'
TCHAUZINHO 'V'