Massas de ar são grandes volumes de ar, com temperatura e umidade, que se deslocam na superfície terrestre e alteram de maneira significativa as condições atmosféricas ao longo de suas movimentações. Como carregam consigo temperatura e umidade, as massas de ar são classificadas em massas de ar quente ou de ar frio, assim como em massas de ar úmido ou de ar seco. A massa continental polar (cP) é uma massa polar seca que tem influência na região do extremo norte do continente americano. Muitas vezes, ela se junta à massa continental ártica, tornando-se fria e atua fortemente nas regiões central e norte do Canadá. No caso citado no texto, o ar frio que se forma na Zona Polar Norte se desloca pelo continente, e por onde a massa continental polar (cP) passa, que tipo de clima ela vai levar ou formar?
Soluções para a tarefa
Explicação:
As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas.
O local de formação da massa de ar é denominado região de origem, é neste local que a massa de ar irá adquirir suas características de temperatura, pressão e umidade. Portanto, uma massa de ar que se forma sobre uma superfície gelada, como a Antártida, apresenta características típicas dessa região, ou seja, temperatura baixa, alta pressão e pouca umidade.
Ao se deslocarem, as massas de ar vão aos poucos, perdendo as suas características de temperatura, pressão e umidade originadas no momento de sua formação. Esse deslocamento ocorre sempre no sentido das altas pressões para as baixas pressões.
A troposfera (local de movimentação das massas de ar) não é uma camada homogênea. Nela, encontram-se basicamente três tipos distintos de massas de ar que se diferenciam conforme a latitude sobre a qual elas se formaram, podendo ser classificadas em equatorial, tropical ou polar. Dentre essa classificação, diferencia-se ainda em continental (formadas em áreas continentais) ou oceânica (formadas em áreas oceânicas).
Massas equatoriais – sua formação ocorre nas baixas latitudes, na região próxima da linha do Equador, entre 5° Norte e 5° Sul. Apresentam temperaturas elevadas, quando formadas em áreas oceânicas são úmidas; se formadas em regiões continentais, são menos úmidas.