"Mas o conhecimento não é formado ao acaso. Ele precisa ser administrado, isto é, planejado, organizado, dirigido e monitorado. A gestão do conhecimento (GC) é o processo pelo qual as organizações geram valor a partir do capital intelectual e de ativos intelectuais."
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos na organização. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
Partindo deste contexto, apresente e caracterize as fases do processo de compartilhamento de conhecimento no contexto organizacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O esforço da gestão do conhecimento é de, por meio de processos articulados (modelos, práticas e ferramentas) apoiados no ciclo de GC, buscar maximizar o conhecimento existente na organização e torná-lo disponível, a fim de obter maior retorno sobre os ativos de conhecimentos ali existentes.
Iniciação – Caracterizada por ações voltadas para identificar e analisar as necessidades de conhecimentos e as oportunidades existentes para empregar conhecimentos diferentes ou novos e para localizar fontes onde esses conhecimentos poderão ser encontrados.
Implementação – Caracterizada por ações voltadas para promover a integração entre fontes e destinatários do conhecimento.
Apoio – Caracterizada por ações voltadas para criar oportunidades de exercício do conhecimento compartilhado e para promover orientação da prática, até que ocorra a assimilação do conhecimento e o desenvolvimento das habilidades necessárias ao uso proficiente.
Incorporação – Caracterizada por ações voltadas para fazer com que o conhecimento compartilhado possa fluir livremente entre aqueles que deverão usá-lo.
Explicação: