Mas existe algo na visão que não pertence à fisica. William Blake sabia disso e afirmou: ‘A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê’. Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia a frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo.A partir do trecho apresentado, que aborda a articulação entre o ver e o saber, e considerando a perspectiva de uma educação ambiental por meio do ensino da arte, avalie as afirmações a seguir.I.O exercício do ver voltado para a educação ambiental é uma prática cotidiana em sensibilizar-se, tal como fez o autor ao perceber a epifania do sagrado nos ipês floridos e a importância da preservação ambiental.O ver é um exercício que se insere no regime de visibilidade das práticas estabelecidas pelos atores sociais em seus meios ambientes. É possível percebê-las em ações ambientais tais como derrubar árvores, como fez a mulher ou nelas perceber a beleza, tal como fez o autor.III.O exercício do ver requer, também, a constituição de subjetividades sobre o visível e não visível. Soma-se a isso a desconstrução de práticas condicionadas do ver associadas a ações políticas direcionadas ao social e às relações humanas.IV.O ver é um exercício do sentido experimentado, a visibilidade daquilo que se tornou praficamente invisível — tal como os ipês floridos mencionados pelo autor —, pelo esgotamento de sua recorrente exposição, no meio ambiente.É correto o que se afirma em @‘ I e II, apenas.O I e IV, apenas.O II e III, apenas. O III e IV, apenas. O , II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O texto ilustra uma questão bastante recorrente em nossos dias: a dificuldade dos que olham em enxergar. Isto é: muitas vezes podem até olhar um Ipê, mas será que estão mesmo o enxergando?
I. O exercício do ver voltado para a educação ambiental é uma prática cotidiana em sensibilizar-se, tal como fez o autor ao perceber a epifania do sagrado nos ipês floridos e a importância da preservação ambiental.
Correto. Ao estimular o ver, a educação ambiental auxilia na construção de consciência ambiental e preocupação com a preservação.
II. O ver é um exercício que se insere no regime de visibilidade das práticas estabelecidas pelos atores sociais em seus meios ambientes. É possível percebê-las em ações ambientais tais como derrubar árvores, como fez a mulher ou nelas perceber a beleza, tal como fez o autor.
Correto. O ver é diferente de indivíduo para indivíduo, dependendo do contexto histórico e social. Para alguns, o ver significa notar os sentidos, para outros, visualizar os incômodos.
III. O exercício do ver requer, também, a constituição de subjetividades sobre o visível e não visível. Soma-se a isso a desconstrução de práticas condicionadas do ver associadas a ações políticas direcionadas ao social e às relações humanas.
Correto. O ver envolve, além de uma percepção apurada, uma capacidade de se concentrar em algo que vai além de nós mesmos.
IV. O ver é um exercício do sentido experimentado, a visibilidade daquilo que se tornou praticamente invisível — tal como os ipês floridos mencionados pelo autor —, pelo esgotamento de sua recorrente exposição, no meio ambiente.
Correto. O ver se sobressai na vida cotidiana. Poucas pessoas tem tempo para ver o que se tornou invisível.
Estão todas corretas, de acordo com a alternativa E).