“– Mas escuta, a ver se eu digo bem. O princípio que de entrada estabelecemos que devia observar-se em todas as circunstâncias, quando fundamos a cidade, esse princípio é, segundo me parece, ou ele ou uma das suas formas, a justiça. Ora nós estabelecemos, segundo suponho, e repetimo-lo muitas vezes, se bem te lembras, que cada um deve ocupar-se de uma função na cidade, aquela para qual a sua natureza é mais adequada.” (PLATÃO. A República. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. 7 ed. Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 2001, p. 185.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção platônica de justiça, na cidade ideal, assinale a alternativa correta.
Soluções para a tarefa
Você esqueceu de fornecer as alternativas, são elas:
(A) Para Platão, a cidade ideal é a cidade justa, ou seja, a que respeita o princípio de igualdade natural entre todos os seres humanos, concedendo a todos os indivíduos os mesmos direitos perante a lei.
(B) Platão defende que a democracia é fundamento essencial para a justiça, uma vez que permite a todos os
cidadãos o exercício direto do poder.
(C) Na cidade ideal platônica, a justiça é o resultado natural das ações de cada indivíduo na perseguição de seus interesses pessoais, desde que esses interesses também contribuam para o bem comum.
(D) Para Platão, a formação de uma cidade justa só é possível se cada cidadão executar, da melhor maneira possível, a sua função própria, ou seja, se cada um fizer bem aquilo que lhe compete, segundo suas aptidões.
(E) Platão acredita que a cidade só é justa se cada membro do organismo social tiver condições de perseguir seus ideais, exercendo funções que promovam sua ascensão econômica e social.
A alternativa A é falsa, pois Platão não acreditava na igualdade entre os cidadãos, dividindo a cidade em funções específicas para grupos específicos e excluindo as mulheres do exercício político.
A alternativa B também é falsa, pois a democracia sozinha não garante a justiça e o exercício de todos os cidadãos também não necessariamente será feito de acordo com a justiça.
A alternativa C também é falsa, pois Platão não defende uma perspectiva individualista.
A alternativa D é verdadeira, pois descreve corretamente a divisão social das tarefas por classe e "casta" - guerreiros, artesãos, filósofos - que Platão define para a sua República.
A alternativa E é falsa, pois Platão não fala em ascensão social e nem adota esta perspectiva liberal, que lhe é bastante posterior.
Resposta:
Explicação:
D