"[...] Mas é, talvez, em Tijuana, posto de fronteira detentor do recorde dos cinco continentes para o número de travessias cotidianas, que a confrontação quase física entre o mundo da miséria e o mundo da prosperidade é mais brutal e direta. Tijuana é algo como o Checkpoint Charlie do novo campo geopolítico no qual polaridade Norte-Sul substitui a polaridade Oeste-Leste."
O Checkpoint Charlie foi um ponto de trânsito fortemente controlado entre os dois lados da Berlim dividida, pelo muro, durante a Guerra Fria. Qual é a relação que o texto estabelece entre o Checkpoint Charlie e o Tijuana?
Soluções para a tarefa
Respondido por
84
Enquanto o Checkpoint Charlie servia como o divisor entre o mundo ocidental (predominantemente capitalista) e o mundo oriental (de predominância socialista), Tijuana se estabelece como uma espécie de "novo Checkpoint Charlie", entretanto, ele serve para dividir o mundo atual de forma diferente, separando os países desenvolvidos (localizados, predominantemente, no Norte) e os países em desenvolvimento - anteriormente chamados subdesenvolvidos e localizados predominantemente no Sul do globo.
Perguntas interessantes