Marx enfatiza que o Capitalismo é uma sociedade voltada para o trabalho, a propriedade, a produção de mercadorias, a acumulação do capital e a ideologia dominante concorda e difunde esse pensamento. Acabamos concordando com um modelo de sociedade que cria uma desigualdade. No entanto, estamos tão alienados no nosso cotidiano no processo de trabalho que perdemos nossa consciência de nós mesmos e da nossa condição de classe. De acordo com esta percepção, podemos afirmar que uma das premissas para o conceito de alienação deve passar pelo conhecimento de que:
Escolha uma:
a.
o estranhamento em não se reconhecer num produto que tem dentro de si a essência do trabalhador.
b.
o trabalho é tido como fonte de prazer, se trabalha para ser feliz, e nunca se trabalha somente para o necessário.
c.
o cotidiano não serve como uma prova da alienação, já que o trabalho é sempre considerado como um fator que gera satisfação pessoal.
d.
ser alienado enquanto parte da espécie humana, não implica em se alienar também dos outros.
e.
o trabalhador sempre se reconhece no produto final e sempre constata seu destino.
julianavargas19:
Alguém sabe a resposta dessa?
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá! Espero ajudar!
A resposta correta é -
a. O estranhamento em não se reconhecer num produto que tem dentro de si a essência do trabalhador.
Karl Marx, em suas análises críticas do modo de produção capitalista, desenvolve o tema da alienação do trabalho e do trabalhador. Segundo ele, a intensa divisão do trabalho, ocorrida com o advento do Capitalismo, causou a alienação do trabalho.
Antes da Revolução Industrial, o trabalhador dominava todas as etapas de produção da mercadoria. Com a especialização do trabalho, cada trabalhador passou a ser responsável por apenas uma pequena etapa da produção, desconhecendo por tanto as demais etapas. Isso afastou o trabalhador da mercadoria final e teve como consequência a alienação de seu trabalho.
Perguntas interessantes