Marx, em uma de suas teses, critica a visão que os materialistas
anteriores a ele tinham dos fatores que influenciam a formação do
homem: “A doutrina materialista segundo a qual os homens são
produtos das circunstâncias e da educação e, portanto, segundo
a qual os homens transformados são produtos de outras circunstâncias
e de uma educação modificada, esquece que são precisamente
os homens que transformam as circunstâncias e que o
próprio educador deve ser educado. Por isso, essa doutrina
chega, necessariamente, a dividir a sociedade em duas partes,
uma das quais é colocada acima da sociedade (...). A coincidência
da modificação das circunstâncias com a atividade humana
ou alteração de si próprio só pode ser apreendida e compreendida
racionalmente como práxis revolucionária.”
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: HUCITEC, 1986, p.12.
De acordo com o enunciado nessa tese
(A) não são as circunstâncias e a educação que determinam o homem, pois os homens estão inseridos num desenvolvimento histórico-dialético das bases econômicas da sociedade que os determinam. (B) para mudar as circunstâncias e a educação, é preciso dividir a sociedade em duas partes, uma formada pelos intelectuais orgânicos que lideram o processo revolucionário e outra, que inclui a classe trabalhadora. (C) pensar a mudança significa não dissociar a mudança das circunstâncias da mudança do homem, ou seja, a educação significa alterar a si próprio na prática transformadora. (D) a mudança das circunstâncias e da educação exige, em primeiro lugar, a educação dos educadores, pois somente educadores treinados e capacitados na doutrina marxista podem revolucionar o espírito da juventude. (E) o dilema do homem consiste na impossibilidade de ser verdadeiramente mudado, pois os educadores são infalivelmente vítimas da mesma educação e das mesmas circunstâncias às quais os educandos são submet
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Eu fiz e deu certo letra C.
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