Contabilidade, perguntado por Bruniynho, 1 ano atrás

Marx dizia que as relações que se estabelecem nas trocas dos valores de uso não se dão entre aqueles que produzem e aqueles eu necessitam de um produto qualquer. Isso porque o produto não pertence àquele que o produziu; logo a relação não se dá entre os produtores de mercadorias, mas entre as mercadorias. No sistema de corporações, era o próprio mestre artesão que vendia seu produto a outra pessoa. No capitalismo, a mercadoria é vendida no mercado e já não tem mais nenhuma relação com quem a produziu. Uma cadeira passa a ser igual a um valor em uma determinada moeda. Ou seja, as mercadorias criam vida, e o homem se torna uma “coisa”, um objeto, a força de trabalho que confere valor à mercadoria. Como Marx chama esse fenômeno? A Ideologia B Estrutura econômica da sociedade C Fetichismo da mercadoria e reificação do homem. D Forças produtivas

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
6

Olá,

Karl Marx chama este fenômeno do capitalismo como Fetichismo da mercadoria e reificação do homem, onde as mercadorias adquirem valor próprio, da mesma forma que a força de trabalho sobrepõe aquele sujeito que efetivamente produziu determinado produto.

Isso gera o que percebe-se atualmente; um produto não possui nenhum tipo de ligação com quem o produziu; as mercadorias valem por si só, sem estarem atreladas ao trabalhador. Não é o trabalho que é valorizado, e sim a própria mercadoria.

Letra C.

Abraços!

Perguntas interessantes