Marx considera a classe social como uma categoria dialética e em movimento, sendo fundada no modo de produção. Nesta perspectiva, as classes sociais modernas, são expressões do MPC – Modo de Produção Capitalista. Numa análise estrutural da formação de classes sociais, os determinantes sinalizados por Marx, perpassam ainda três aspectos centrais.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As relações de produção que as pessoas estabelecem no MPC, ou seja, as relações entre o capitalista (dono do capital) e o trabalhador (dono da sua própria força de trabalho).
PORQUE
II. A propriedade que as pessoas possuem na atividade produtiva (no MPC), subdivide-se ainda em três tipos essenciais: a) propriedade de força de trabalho, b) propriedade dos meios de produção e, c) a propriedade da terra.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Incorreto
Soluções para a tarefa
Marx acredita que no modelo capitalista de produção a burguesia (que é dona dos meios de produção) e o proletariado estabelecem uma relação predatória entre si, de modo que o proletariado é explorado pela burguesia e esta situação é irreversível.
Isto ocorre pois há coisas diferentes que podem ser "propriedade" no capitalismo: o proletariado só tem a primeira, a força de trabalho, mas a burguesia tem os meios de produção, o mecanismo "mais importante", de modo que pode multiplicar a sua fortuna e tornar perene este sistema de exploração.
Podemos dizer que as duas afirmativas são verdadeiras e que segunda justifica a primeira.
Alternativa C.
Resposta:
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação: