Martina é gerente de recursos humanos na empresa Marte Aços Ltda. e tem pela frente uma grande situação desafiadora: transformar o departamento de recursos humanos (RH) da empresa, tradicional, burocrático e operacional, em um departamento remodelado e alocado ao nível estratégico da organização. A ideia principal é tornar o departamento de RH o mais ágil e flexível possível. Sendo assim, o setor descentralizaria algumas operações e centralizaria alguns controles de resultados.
Sua ideia é que todos os colaboradores do seu setor participem desta nova estrutura de RH. Se você estivesse no lugar de Martina, o que você faria para vencer esse desafio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Primeiramente, agendaria uma reunião com todos os colaboradores do setor com a intenção de passar as informações sobre as novas mudanças na empresa. Na sequência, demostraria para todos os colaboradores as informações de que os objetivos estipulados no passado haviam sido atingidos em sua plenitude, englobando serviços de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, higiene e qualidade de vida no trabalho e o estreitamento das relações sindicais.
Demonstraria então minha gratidão a todos os envolvidos no processo, mas salientaria que esses objetivos já estão ultrapassados, tendo em vista as novas realidades no cenário competitivo. Como foco principal da reunião, projetaria os novos objetivos de gestão de pessoas com o propósito de encarar as mudanças necessárias promovidas pelas novas tendências ligadas à competitividade e à inovação constantes. Demonstraria minha intenção de começar a aplicar os novos objetivos dentro do próprio setor, com o intuito de servir de exemplo aos demais setores da empresa. Neste caso, como as mudanças estão relacionadas à competitividade e à inovação, estipularia dois objetivos centrais: O primeiro objetivo é agregar valor para a empresa, para seus colaboradores e para os clientes, buscando valorizar os talentos dentro da empresa, e não apenas fiscalizar o rendimento dos colaboradores. O caminho passa por direcionar os esforços para ampliar o conhecimento por meio de capacitações, treinamentos, criando condições para que as pessoas possam aplicar suas competências, transformando o setor em um órgão mais ágil e flexível e menos burocrático. O segundo objetivo é gerenciar com as pessoas e não mais as pessoas, incentivando-as a participarem na tomada de decisões, dando-lhes mais poder em determinadas situações, aplicando uma liderança menos autoritária e mais orientadora e incentivadora. A estratégia passa por utilizar a inteligência e o talento de cada colaborador visando conquistar mais sinergia dos esforços. Com esses objetivos, espera-se que os colaboradores do setor direcionem seus esforços aos processos, e não mais às tarefas, direcionando seus olhares de forma mais horizontal e menos vertical aos processos, procurando saber quais são as expectativas dos clientes internos e suas necessidades e buscando formas de satisfazê-las. E, por último, estabeleceria uma nova estrutura organizacional com a equipe, evitando a hierarquização tradicional, ao estabelecer redes de equipes integradas.
Explicação:
Primeiramente, procuraria agregar valor à empresa, seus funcionários e clientes, valorizando o talento dentro da empresa, em vez de apenas fiscalizar o desempenho dos funcionários. Apresentaria os novos objetivos relacionadas a inovação tecnológica, de modo que, os talentos que fazem parte do corpo da empresa sejam reconhecidos.
Gestão de recursos humanos
Os recursos humanos são compostos por um grupo de pessoas que trabalham juntas para formar uma empresa. Como resultado, as principais funções do setor incluem:
- recrutamento
- seleção
- treinamento
- remuneração
- benefícios
Saiba mais sobre gestão de recursos humanos em:
https://brainly.com.br/tarefa/21337374
#SPJ2