Martin Heidegger (1889-1976) afirmou: "ser homem já significa filosofar". Sua tese é a seguinte: O homem se caracteriza pela distinção entre o "é" e as características de qualquer coisa, ou seja, de qualquer ente; com isso, no encontro cotidiano com os entes, antecipadamente (antes de encontrá-los e conhecê-los) sabemos (a) que eles são e (b) que eles não são o "ser", que são diferentes de sua "existência". Eis por que todos podemos, a qualquer instante, nos lançar às perguntas pelo ser dos entes e pelo sentido do ser em geral, ou seja, às perguntas filosóficas. Independente de filosofarmos expressamente, as questões e a força para a investigação, portanto, estariam na raiz mesma de nosso ser, e precedem todo conhecimento e pensamento aplicado. De modo análogo, a primeira frase da Metafísica de Aristóteles afirma: "Todos os seres humanos tendem essencialmente ao Saber". Essa tendência essencial significa que uma propensão para o Saber está presente, ainda que inexplorada, em todos os seres humanos. Como Aristóteles escolheu, para o Saber, uma palavra grega que se assemelha ao "Ver" imediato (eidénai), pode-se compreender que se trata tanto do conhecimento em geral quanto (e principalmente) do Saber metafísico, sobre o princípio essencial ou estrutura metafísica da realidade. Em suma, Aristóteles já estaria dizendo que ser homem significa filosofar. 2. Com base no que foi dito, marque a alternativa CORRETA: * 1 ponto a) Aristóteles afirma a tendência essencial do ser humano a ficar preso ao sentido da visão, nas sombras. b) Heidegger e Aristóteles têm como tese que filosofar expressamente é um destino humano comum. c) Uma contradição total reina entre as teses contemporâneas e gregas, em filosofia. d) Segundo Heidegger, a distinção entre o ente e o ser torna possível o pensamento.
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2) LETRA (B)
Heidegger e Aristóteles têm como tese que filosofar expressamente é um destino humano comum.
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Tanto Heidegger quanto Aristóteles acreditam que o filosofar expressamente é um destino humano comum (B).
O ato de filosofar
A atitude filosófica é uma forma de entender o mundo por meio da reflexão constante. Tal ato que beira a uma reflexão contínua pressupõe vontade e ímpeto à transformação mental, chamada metanoia.
A filosofia e os seus questionamentos são um destino que garante a emancipação e a autonomia do pensar humano.
Quando estamos a todo instante pensando e nos debruçando à realidade, visamos a um propósito da existência humana.
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Anexos:
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