Marta, uma estudante do curso de Educação Física, adora filmes de ficção científica. Certo dia, Marta estava assistindo um filme sobre o espaço e os planetas. Em uma das cenas sobre o planeta terra, alguns cientistas estavam calculando as chances de um asteroide atingir a terra. Tudo isso fez Marta se lembrar dos movimentos que a terra realiza ao redor de si mesmo e ao redor do sol, bem como se lembrar da aula sobre os movimentos lineares e angulares que teve na faculdade. Apesar de se lembrar que a terra realiza, ao mesmo tempo, tanto os movimentos lineares quanto os angulares, Marta não conseguia distinguir qual movimento do nosso planeta era o linear e qual movimento era o angular. Na mesma hora Marta liga para um(a) colega de turma (você) para pedir ajuda sobre o assunto e faz as seguintes perguntas:
1- Qual a definição de movimento linear e angular?
2- Sabendo que o planeta terra gira, ao mesmo tempo, ao redor de si mesmo e ao redor do sol, qual destes movimentos do nosso planeta é considerado movimento linear e qual é considerado movimento angular?
3- Pensando em um ginasta que está executando uma série na barra paralela, descreva em qual momento este ginasta realiza um movimento linear e em qual momento ele realiza um movimento angular?
Agora é com você, aluno! Responda as perguntas de Marta e tente ser o mais explicativo e claro possível. Após postar suas respostas, selecione um post de outro aluno e faça um comentário crítico concordando ou discordando das respostas do(a) colega.
Soluções para a tarefa
Resposta:
2; questãoGostaria de saber se a velocidade da terra em torno do sol e de si mesma é constante ou não, a considerar que o sol está num dos extremos da trajetória de forma elíptica que a terra faz em torno do sol, quando a terra se aproxima do sol a velocidade aumenta?
Resposta:
Explicação:
1 - Movimento linear é relacionado ao espaço percorrido no deslocamento de um corpo ou uma partícula, seja numa trajetória circular ou reta.
Movimento angular tem a ver com a variação do ângulo numa rotação.
2 - No movimento em torno do próprio eixo, temos apenas movimento angular (já que ele não percorre nenhuma trajetória, apenas gira). Já no movimento ao redor do Sol, temos os dois movimentos, o angular (em termos da angulação ao redor da estrela percorrida) e o linear, em termos do espaço percorrido na trajetória.
3 - Quando ela gira ao redor da barra é angular, e quando ela a solta e se lança, esse movimento é linear.