Marque (V) verdadeiro ou (F) sobre os FATORES DE RISCO para a Arteriosclerose: aumenta com a pressão alta, tabagismo, diabetes, obesidade.
( ) aumentam com os altos níveis de colesterol LDL (ruim) e baixos niveis de colesterol HPL (bom).
( ) diminuem com o sedentarismo.
( ) diminuem com antecedentes familiares da doença.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(V) aumentam com os altos níveis de colesterol LDL (ruim) e baixos niveis de colesterol HPL (bom).
(F) diminuem com o sedentarismo.
(F) diminuem com antecedentes familiares da doença.
Explicação:
O papel da dislipidemia na deflagração da aterosclerose coronariana está bem estabelecido. Em especial, níveis elevados do colesterol total e LDL, redução nos níveis do colesterol HDL e aumento dos níveis de triglicérides, podem induzir à doença coronariana. O risco de aterosclerose coronariana aumenta, significativa e progressivamente, em indivíduos com níveis de colesterol total e LDL acima dos patamares de normalidade.
Para o colesterol HDL, a relação é inversa: quanto mais elevado seu valor, menor o risco. Níveis de colesterol HDL maiores do que 60 mg/dL caracterizam um fator protetor. Níveis de triglicérides maiores que 150 mg/dL aumentam o risco de doença aterosclerótica coronariana.
Para evitar a Arteriosclerose é necessário alimentação adequada, sobretudo com baixo teor de gorduras saturadas, perda de peso para os portadores de sobrepeso ou obesidade, bem com atividade física regular reduzem o risco para aterosclerose e, seguramente, fazem parte do tratamento dos portadores dessa doença.
Que indivíduos estariam mais sujeitos à doença aterosclerótica são com histórico familiar precoce de aterosclerose (parentes de primeiro grau com menos de 55 anos para homens e menos de 65 anos para mulheres)