História, perguntado por maced2702x, 6 meses atrás

Marque V (verdadeiro) ou F (falso)


1-O Tratado de Tordesilhas foi assinado para evitar uma guerra entre Espanha e Portugal pelo controle do Atlântico e das Américas.

2 - O Tratado de Tordesilhas não dividiu apenas a América, mas todo o mundo extra-europeu entre Espanha e Portugal.
3 - A chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil se deu por acidente, quando o comandante português, que se dirigia à Índia, optou por se desviar de uma zona sem ventos no meio do Atlântico.

4-Ao perceber que na língua falada pelos índios não havia os sons F, L e R, Pero Vaz de Caminha concluiu que os índios não tinham fé, nem lei, nem rei.

5-O Brasil deve seu nome ao pau-brasil, árvore que foi muito explorada pelos portugueses para a produção de tintura vermelha.

6- As narrativas mais conhecidas sobre o descobrimento do Brasil não são amparadas pela pesquisa científica e pela documentação, mas são preservadas, entre outros motivos, pela pouca importância que o brasileiro dá à História.
7-A colonização do Brasil teve início com a descoberta do pau-brasil, produto altamente lucrativo por ser uma fonte barata de tintura vermelha, que era um artigo muito valorizado na Europa.

8- Os prejuízos provocados por ataques de corsários ingleses, franceses e holandeses levaram Portugal e Espanha a aceitar a colonização efetiva como condição de posse de territórios, dando início à corrida colonial na América.

9-A primeira tentativa portuguesa de colonizar o Brasil fracassou porque eram enviados apenas os desterrados, que não formavam vilas, nem desenvolviam atividades econômicas e não ensinavam a cultura portuguesa aos índios.

10-O sistema de capitanias foi implantado no Brasil como uma forma de transferir para portugueses mais ricos os custos da colonização, mas o sistema fracassou porque era a primeira vez que se tentava esse modelo de exploração.

11-Os jesuítas foram enviados ao Brasil para cristianizar os índios e torná-los mais dóceis ao convívio com os colonos brancos.

12- As missões jesuítas ocupam uma posição muito ambígua na história em relação aos índios, pois facilitaram a aculturação e a exploração de índios, mas também fizeram estudos que permitiram a preservação da língua e de alguns elementos da cultura tupi até os dias de hoje.

13-O fato de que muitas vilas surgiram em torno das escolas jesuítas mostra o valor que os colonos davam à escolarização, mesmo longe de Portugal.

14-São Vicente e Pernambuco foram as únicas capitanias que prosperaram economicamente no Período Pré-Colonial por apostarem em experiências bem-sucedidas nas colônias de Cabo Verde e São Tomé: cana-de-açúcar e escravidão.

15-Devido ao desinteresse dos donatários em assumir suas capitanias, o sistema de capitanias fracassou no Brasil, obrigando a Coroa portuguesa a assumir diretamente a administração da colônia por meio do Governo Geral.

16-A não ser pela operação dos engenhos reais, a Coroa portuguesa não participava diretamente da produção ou negociação do açúcar, mas ganhava muito dinheiro com a venda de licenças.

17-A produção de cana-de-açúcar no Brasil era financiada por banqueiros holandeses de origem luso-judaica, cujos antepassados tinham fugido da perseguição religiosa em Portugal, levando seu capital para a Holanda.

18- A escravidão indígena foi abandonada no Brasil porque o índio era fraco, preguiçoso e rebelde, enquanto o negro era forte, trabalhador e obediente.

19-No regime de escravidão, a violência física e moral não é um fim em si mesmo, mas um instrumento de dominação, pois o escravo se sujeita à vontade do senhor para sofrer menos.

20-Os escravos sofriam diferentes graus de violência, pois isso alimentava o ressentimento e as rivalidades internas, que dificultavam uma resistência coletiva e organizada à escravidão.

21-A resistência aconteceu durante todo o período da escravidão e não necessariamente significava uma luta pela liberdade, mas principalmente uma luta pela preservação da identidade e dos valores culturais, morais e espirituais africanos, mesmo que o cativeiro físico continuasse existindo.

22-O sincretismo religioso afro-brasileiro é um claro sinal da submissão espiritual dos escravos à religião de seus senhores.

23-Os quilombos não foram só focos de resistência à escravidão, mas também foram a primeira experiência brasileira de convívio dentro da diversidade racial, pois reuniam negros de várias origens, índios desgarrados e brancos renegados

Soluções para a tarefa

Respondido por sobreiroisabelerb
6

v-f-f-v

bjs  .

DINADAAAAA

Perguntas interessantes