Marque V para as verdadeiras e F para as falsas, justificando as últimas.
( ) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
( ) Órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta, e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função evidente, são respectivamente, órgão homólogos e órgãos vestigiais.
( ) Ao observarmos o voo de uma ave e o voo de um inseto, podemos deduzir que as asas de cada um funcionam e são utilizadas para um mesmo objetivo, sendo considerados órgão análogos.
( ) A teoria da seleção natural diz que os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.
( ) Segundo a teoria da evolução pela seleção natural, os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.
( ) Segundo a “Lei da transmissão dos caracteres adquiridos”, proposta por Jean-Baptiste de Lamarck, as modificações que ocorrem no organismo resultantes do uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
( ) O fator “acaso” denota que as mutações surgem intencionalmente nos organismos com o propósito de se adaptarem ao meio.
( ) O neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução, reinterpretou a teoria da evolução de Darwin que, além da genética e dos conhecimentos em hereditariedade, incluiu fatores fundamentais da evolução, da mutação genética e da recombinação gênica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Irei colocar somente as respostas, caso tenha dúvidas sobre algo eu respondo posteriormente.
Explicação:
( V ) geneticamente, alguns macacos são muito próximos dos humanos, o que se considera como uma evidência em termos de ancestralidade comum.
( F ) Órgãos que exercem as mesmas funções em espécies diferentes, mas que possuem origem embrionária distinta, e órgãos ou estruturas atrofiadas, sem função evidente, são respectivamente, órgão homólogos e órgãos vestigiais.
( V ) Ao observarmos o voo de uma ave e o voo de um inseto, podemos deduzir que as asas de cada um funcionam e são utilizadas para um mesmo objetivo, sendo considerados órgão análogos.
( F ) A teoria da seleção natural diz que os organismos mais fortes sobrevivem e transmitem essa característica para os seus descendentes.
( V ) Segundo a teoria da evolução pela seleção natural, os organismos mais aptos a sobreviver no ambiente apresentam maior chance de reprodução e transmissão da característica vantajosa para os seus descendentes.
( V ) Segundo a “Lei da transmissão dos caracteres adquiridos”, proposta por Jean-Baptiste de Lamarck, as modificações que ocorrem no organismo resultantes do uso ou desuso são transmitidas aos descendentes.
( F ) O fator “acaso” denota que as mutações surgem intencionalmente nos organismos com o propósito de se adaptarem ao meio.
( V ) O neodarwinismo, ou teoria sintética da evolução, reinterpretou a teoria da evolução de Darwin que, além da genética e dos conhecimentos em hereditariedade, incluiu fatores fundamentais da evolução, da mutação genética e da recombinação gênica.