Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os princípios do SUS advieram da luta do movimento de reforma sanitária, culminando na VIII Conferência Nacional de Saúde, cujos debates foram decisivos para a inclusão da nova visão acerca da saúde pública na Constituição cidadã de 1988
( ) A universalidade, a integralidade e a equidade são princípios essenciais para a consolidação do SUS e devem ser defendidos como verdadeiros valores éticos e humanos, em detrimento de possíveis tentativas de interferências mercantilistas ou de modificações em razão de crises diversas.
( ) A atenção básica, em particular, tornou-se bastante abrangente, estando presente em todos os municípios brasileiros, com ênfase na promoção à saúde. A Estratégia de Saúde da Família (ESF), criada na década de 1990, ampliou o acesso ao direito à saúde e reconfigurou o modelo assistencial, antes centrado apenas na figura do profissional da medicina e na cura.
( ) O Brasil tem apresentado uma igualdade social robusta, isso também se reflete em relação ao acesso aos serviços de saúde que melhorou em vista de antes. Assim, é importante que haja um monitoramento dessas igualdades estruturais, sociais e federais, considerando que as ações e políticas de saúde implementadas devem levar em consideração as discrepâncias existentes
Soluções para a tarefa
(V) Os princípios do SUS advieram da luta do movimento de reforma sanitária, culminando na VIII Conferência Nacional de Saúde, cujos debates foram decisivos para a inclusão da nova visão acerca da saúde pública na Constituição cidadã de 1988
(V) A universalidade, a integralidade e a equidade são princípios essenciais para a consolidação do SUS e devem ser defendidos como verdadeiros valores éticos e humanos, em detrimento de possíveis tentativas de interferências mercantilistas ou de modificações em razão de crises diversas.
(V) A atenção básica, em particular, tornou-se bastante abrangente, estando presente em todos os municípios brasileiros, com ênfase na promoção à saúde. A Estratégia de Saúde da Família (ESF), criada na década de 1990, ampliou o acesso ao direito à saúde e reconfigurou o modelo assistencial, antes centrado apenas na figura do profissional da medicina e na cura.
(V) O Brasil tem apresentado uma igualdade social robusta, isso também se reflete em relação ao acesso aos serviços de saúde que melhorou em vista de antes. Assim, é importante que haja um monitoramento dessas igualdades estruturais, sociais e federais, considerando que as ações e políticas de saúde implementadas devem levar em consideração as discrepâncias existentes
A saúde é afetada diretamente pela desigualdade social, já que algumas pessoas tem pouco acesso a serviços de saúde, mesmo os preventivos (V, V, V e F).
A desigualdade social afetando toda a vida do brasileiro:
Todo o problema social surge de uma desigualdade, que sempre existirá, as desigualdades sociais e econômicas leva os indivíduos menos favorecidos a se sentirem atraídos pelo crime, pelo desespero de precisar e não ter, de se sentir excluído pela sociedade.
O SUS é baseado nos princípios da universalidade, integralidade e equidade para promover a saúde de maneira a diminuir as desigualdades sociais, principalmente através da atenção básica, que foca na prevenção em saúde.
Venha estudar mais sobre a desigualdade social em:
https://brainly.com.br/tarefa/17391841