Marque um X nas alternativas corretas sobre os fundamentos do voleibol e suas funções:
C) O saque tem a função de colocar a bola em jogo.
( ) A manchete é usada quando a bola está acima da cabeça e tem a função de bloquear uma
tada
( ) A cortada tem a função de receber um saque.
( ) O toque geralmente tem a função de preparar a bola para o ataque com o levantamento. POR FAVOR MIM AJUDA
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) Correta
Manchete: Errada
A cortada: Errada
Toque: Correto
SAQUE
- Definição
É o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra contrária pelo atleta da posição 1, que deverá golpeá-la com parte do braço. Para o golpe, a bola deverá estar solta. Será direcionada para a quadra do adversário e passar por sobre a rede e entre as antenas.
Informações gerais:
- é um fundamento classificado como princípio de ataque;
- inicialmente destinava-se apenas a colocar a bola em jogo;
- é iniciador do jogo e de uma cadeia de ações vantajosas para a equipe que executa;
- com o saque começa o jogo ofensivo;
- em partidas entre equipes de nível próximo, pode ser decisivo;
- em 1964 e 1980, houve grande mudança na técnica e na tática individual.
MANCHETE
A manchete é o fundamento mais utilizado para a recepção de saques e para a defesa de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é uma região que suporta melhor os fortes impactos.
A manchete foi um dos últimos fundamentos básicos a entrar no voleibol, e isto aconteceu lá por volta de 1962, e após os Jogos Olímpicos de 1964 já era usada por quase todas as equipes.
A recepção do saque é uma das situações que exigem maior precisão hoje em dia, pois é a partir dela que se desenvolve as jogadas ofensivas. Hoje em dia equipes de alto nível apresentam um índice de 90 % de aproveitamento.
A manchete envolve as seguintes capacidades físicas: força isotônica e isométrica de membros inferiores, dorsal e cintura escapular; flexibilidade de punhos; equilíbrio estático, dinâmico e recuperado.
CORTADA
No voleibol, a cortada é um tipo de ataque. Para realizar uma cortada, o jogador salta próximo à rede e golpeia a bola com uma das mãos, unindo força e velocidade, num movimento de cima para baixo. O jogador que realiza a cortada pode optar por fazer com que a bola siga uma trajetória na diagonal ou na paralela em relação à rede, levando em conta o modo como os jogadores da dupla adversária estão dispostos na quadra. É chamada de bomba a cortada que não oferece possibilidade de defesa para o time adversário.
TOQUE
O toque é o elemento mais característico de um jogo de voleibol e deve ser dominado por todos os jogadores. Sua descrição será feita em duas etapas:
1 – Entrada sob a bola: Os joelhos e cotovelos devem estar semi-flexionados, os membros inferiores com um afastamento suficiente para proporcionar equilíbrio ao corpo. A bola deve estar exatamente acima da cabeça no momento do contato. Um pé deverá estar ligeiramente à frente do outro. As mãos devem estar com os dedos estendidos, com um formato arredondado para melhor acomodar a curvatura da bola.
2 – Execução: O contato com a bola deve ser feito com a parte interna dos dedos, com uma pequena flexão do punho. Os dedos devem encaixar perfeitamente na bola, como se fossem segurá-la. Os polegares são a base principal, auxiliados pelos indicadores e médios. Os anulares e os mínimos participam menos da execução. Os cotovelos e joelhos deverão estender-se simultaneamente impulsionando a bola (MACHADO, 2006).
As variações do toque (toque lateral, toque de costas) seguem o mesmo princípio básico. A única forma que tem uma diferença considerável é o toque em suspensão, onde o aluno deverá realizar um salto e tocar na bola no ponto mais alto possível.
BLOQUEIO
O aluno deverá estar de frente para a rede; com os joelhos semi-flexionados; com os cotovelos na altura e na direção dos ombros; palmas das mãos voltadas pra frente. Pode ser necessária a execução de passadas para ajustar o corpo ao local que vai ser realizado o ataque.
Alguns fatores interferem na eficácia de sua execução como o tempo disponível para a preparação; a distância entre o local do golpe na bola pelo atacante e o bloqueador; a altura e a velocidade do levantamento; a quantidade de possibilidades de combinação de ataque do adversário (BIZZOCHI, 2004).
O bloqueio pode ser feito por:
1 Jogador: bloqueio simples
2 Jogadores: bloqueio duplo
3 Jogadores: bloqueio triplo
O bloqueio pode ser:
Defensivo: Quando o objetivo é fazer com que a bola toque no bloqueador e o jogo tenha prosseguimento. Normalmente é realizado quando o bloqueador tem um alcance menor do que o atacante.
Ofensivo: Quando o objetivo é finalizar o ponto diretamente. Geralmente é realizado quando o alcance do bloqueador é maior do que o do atacante.
O bloqueio sofre influência de fatores como tempo de bola do atacante e do bloqueador; trajetória descrita pela bola a partir do levantamento; número de alternativas de ataque; entre outras.
Resposta:
letra c
Explicação: