Marque as proposições corretas referentes a ritos e rituais indígenas.
I. A arte indígena brasileira compreende as diversas maneiras do índio expressar a sua cultura. Cada tribo indígena possui comportamentos e costumes próprios que as diferenciam uma das outra. Logo, isso também interfere na maneira como eles produzem seu grafismo.
II. A pintura corporal é, sem dúvida, a arte indígena brasileira mais representativa. Isso porque ela não busca apenas um valor estético, mas sim a transmissão de valores culturais de cada tribo. Ela é muito utilizada durante os rituais e, principalmente, como uma forma de diferenciação dos grupos, identificando a posição hierárquica das entidades mais importantes da tribo.
III. Os troncos feitos de madeira são a representação concreta do espírito dos mortos. O Kuarup é um ritual de homenagem aos mortos ilustres, celebrado pelos povos indígenas da região do Xingu, no Brasil.
IV. O Kuarup é um momento ímpar na vida dos povos do Xingu; ele reverencia o nascimento de novos membros da comunidade e também a passagem da infancia à vida adulta das meninas da tribo.
V. Huka-huka é uma dança tradicional dos povos indígenas do Xingu, é realizada no último dia do Kuarup.
1. A alternativa que corresponde à sequência correta é: *
1 ponto
a) I, II, V
b) I, II, III
c) II, III, IV
d) II, III, V
Soluções para a tarefa
A alternativa B está correta.
A importância da proteção e do valor a cultura e a arte indígena se deve a preservação de seu povo, que, bem antes da chegada dos portugueses e toda a miscigenação que desencadeou no que o Brasil é hoje, eles já eram presentes, com seus métodos de caça, crenças, rituais etc.
Deste modo, apesar de saber que grande parte dos índios remanescentes entram constantemente no processo de socialização, é importante proteger esse patrimônio de nossa sociedade para que o mesmo não entre em extinção.
Por fim, o papel dos índios na formação da nossa cultura é de extrema importância principalmente pela formação da língua, comunicação e miscigenação, que mesmo não observadas.
A arte indígena, bem como seus desenhos e padronagens representam várias questões sociais, como: guerra, casório e divindade (B).
As tribos indígenas possuem culturas distintas da sociedade urbana. Suas características e crenças seguem essas diferenças e são exercidas de formas distintas.
Primeiramente, devemos exterminar o pensamento de que a sociedade urbana é mais "civilizada" que uma tribo de índios. Não se pode falar em desenvolvimento ou melhor e pior nessas esferas. Elas se distinguem entre si, mas não há critério moral quando se fala de cultura.
A imagem dos antepassados, para os índios, é muito importante para esse povo, uma vez que eles se comunicam com as gerações passadas e se orientam através delas.
Não há instituição nem burocracia. A arte indígena é simbolizada por danças, ritos, músicas, apetrechos e o ornamento é muito importante para tais expressões. As cores e a pintura também são instrumentos essenciais. As tintas são extraídas de árvores e usadas em seus corpos, sendo uma técnica milenar.
Contudo, atualmente, tal tradição está sendo apropriada pelas produções urbanas e as tintas naturais estão sendo substituídas pela industrial.
Link: brainly.com.br/tarefa/14615241