marque a resposta correta existem certas espécies de árvores que produzem substâncias que desenvolvida pela água da chuva é levada até o solo vão dificultar muito crescimento de outras espécies vegetais ou até mesmo matar sementes que tantas germinar. esses tipos de comportamento característiza. A) mutualismo. B) comensalismo. C) saprofitismo. D) amensalismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) Amensalismo
Explicação:
Existem diferentes nomeações que os biólogos dão para interações entre espécies diferentes baseando-se no benefício, malefício ou indiferença para elas nesta interação. No caso exposto, em que árvores impedem o crescimento de outras planta sem se beneficiar, há um clássico amensalismo.
1) Amensalismo: é o nome dado quando a produção de uma substância por uma espécies impede ou o desenvolvimento de outra. Este nome é dado quando a espécie produtora, chama de inibidora, é neutra em relação ao não desenvolvimento da outra espécie, chamada de amensal, ao seu redor. A espécie afetada pela substância por outro lado, sempre sai prejudicada ao não conseguir se desenvolver da mesma maneira que se desenvolveria na ausência da substância, Outros exemplos são:
- Fungos produtores naturais de penincilina, que impede o desenvolvimento de bactérias.
- Maré vermelha: consiste na alta concentração de algas marinhas do grupo dinoflagelados, que liberam uma toxina de cor vermelha que causa a morte de animais marinhos.
2) Alelopatia: nome dado quando a espécie inibidora produz a substância e se beneficia do não desenvolvimento da espécie afetada.
- Plantas cujas raízes produzem substâncias que impedem o crescimento de outras plantas por perto que competiriam por substratos como água e luz solar.
3) Mutualismo: relação em que as duas espécies se beneficiam, podendo ou não ser obrigatório.
- Liquens (associações entre algas e fungos): as algas fornecem comida aos fungos com sua fotossíntese e recebe umidade deles em troca.
4) Comensalismo: quando uma espécie se beneficia comendo os restos alimentares que outra espécie não comeria sem prejudicá-la.
- Abutres comendo restos de carcaças que leões deixaram para trás
5) Saprotifismo: quando uma espécie se alimenta de restos de animais e fazem sua decomposição
- Fungos que crescem no esterco/fezes de vacas e digerem as fezes