História, perguntado por mirtila1011, 10 meses atrás

Marque a resposta correta:
A - A primeira vez que Getúlio Vargas governou o Brasil foi entre 1930 e 1945. Esse período é chamado também de Era Vargas, que se divide em 3 etapas: governo provisório (1930-1934), governo constitucional (1934-1937) e ditadura do Estado Novo (1937-1945).
B - Não ocorreram mudanças importantes no Brasil durante a Era Vargas. O Brasil continuou sendo um país quase que totalmente agrícola, voltado à exportação de café e dominado apenas por coroneis e oligarquias nos Estados.
C - Um dos movimentos de oposição a Vargas logo no início de seu governo foi a Revolução Constitucionalista em São Paulo. Mas os líderes desse movimento fizeram um acordo com Vargas e não ocorreu nenhuma guerra.
D - Uma das principais reivindicações da Revolução Constitucionalista de 1932 era uma nova Constituição para o Brasil. Mas Getúlio Vargas não cedeu em nada e governou o Brasil por 15 anos sem nenhuma Constituição.

Soluções para a tarefa

Respondido por babipaula14
5

Resposta:

Alternativa correta é a letra A; pois as datações estão corretas.

Entre os anos de 1930 e 1945 - Governo provisório

Governo Constitucional de (1934 à 1937)

O último período é o Estado Novo (1937 - 1945)

No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo  presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.

Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.

O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade, uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava.

Perguntas interessantes