Marque a alternativa correta
Qual a principal causa da revolta dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas?
A) O fato de Getúlio Vargas não querer convocar eleições e dar uma nova Constituição ao
Brasil.
B) O fato de Getúlio Vargas beneficiar mais os produtores da pecuária mineira em
detrimento de outras atividades econômicas do resto do país.
C) Pelo fato de Getúlio Vargas ser gaúcho e por isso estaria priorizando os projetos de
desenvolvimento do Rio Grande do Sul dentro do governo em detrimento de outras
regiões.
D) Pelo fato de Getúlio Vargas não estabelecer nenhuma ação para beneficiar os
trabalhadores naquele contexto.
E) Pelo fato de Getúlio Vargas colocar interventores em todos os Estados brasileiros.
Preciso de ajuda
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930, pediam a convocação de eleições e a promulgação de uma Constituição.
Resposta:
Letra a)
As elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que haviam perdido com a Revolução de 1930, pediam a convocação de eleições e a promulgação de uma Constituição.
Explicação:
Caso queira mais informações é só ler o seguinte: Getúlio Dornelles Vargas assumiu o poder em 1930 após o episódio conhecido como Revolução de 1930. O movimento foi liderado por um grupo de políticos insatisfeitos com a situação política da República Velha, em que as oligarquias cafeeiras paulista e mineira se alternavam no poder e governavam visando defender interesses próprios. Júlio Prestes o presidente eleito é impedido de assumir o poder e quem passa a governar em 1930 é Getúlio Vargas, assim chega ao fim a República Velha.
Vargas foi responsável por grandes transformações, foi um político inovador, alterou as estruturas econômicas e políticas do país. No período em que antecedeu o seu governo o Brasil passou por diversas crises econômicas, a base da economia era o café, o que gerava uma instabilidade devido as oscilações nos preços das sacas, ingleses e norte-americanos eram os principais compradores desse produto, dessa forma as crises internacionais também afetavam a economia cafeeira. Getúlio Vargas percebeu a necessidade do desenvolvimento industrial no Brasil.