Marque a alternativa CORRETA:
Como visto nas aulas, a taxa de juros representa um percentual cobrado sobre um valor para o cálculo dos juros.
Nos cálculos de juros são utilizados o período de referência da taxa de juros e o período de capitalização, e em função dessas duas variáveis surgem as definições de Taxa de juros efetiva e Taxa de juros nominal. Qual a definição para TAXA DE JUROS EFETIVA?
A Quando o período de referência da taxa é maior ao período de capitalização.
B Quando o período de referência da taxa é igual ao período de capitalização.
C Quando o período de referência da taxa é menor ao período de capitalização.
D Quando o período de referência da taxa é igual a seis meses (semestral).
Soluções para a tarefa
A definição para taxa de juros efetiva e aquela em que o período de referência da taxa é igual ao período de capitalização, alternativa B!
1) Devemos entender a diferença entre Taxa de juros efetiva e Taxa de juros nominal. Contudo, primeiramente a taxa de juros por si e a diferença entre o valor pago e o valor modificado em função da quantidade de tempo. Assim:
Taxa de juros efetiva: E uma taxa de juros expressa em um período igual ao da formação, ou seja, ela representa a taxa real de acordo com seu contrato de valor estipulado. Em resumo é a taxa realmente empregada ou paga em um investimento,
Taxa de juros nominal: E aquela sujeita aos efeitos da inflação, ou seja, ela se modifica de acordo com as mudanças relacionadas ao valor aplicado, investido entre outros de acordo com a inflação.