Pedagogia, perguntado por giovanaalvesff, 5 meses atrás

Marque a alternativa correta: Baseado na perspectiva do texto sobre Inclusão Social e Educação, a escola de qualidade, que todos querem para os próprios filhos e para todos, pode ser percebida como aquela que pratica cidadania e contempla as diferenças. Nesse sentido, uma escola inclusiva que realmente pode ser chamada de escola para todos é aquela capaz de:


Formar professores competentes e habilitados a atuar na adversidade da realidade educacional em que se precisa garantir a qualidade do ensino, tendo em vista que a maioria dos alunos não aprendem, e isso é líquido e certo.




Garantir o ensino regular para os alunos da elite com conhecimentos clássicos e voltados para a formação humanista.


Entender que a expansão escolar não pode ser garantia de uma ruptura da estrutura social, marcada pela desigualdade, pois não são todos que têm condições de aprender.


Contemplar perspectivas que coloquem uma dimensão histórica e crítica na construção do regular instalado, de forma a permitir que as diferenças sejam percebidas como enriquecimento e não como obstáculos a um padrão único inexistente.


Oferecer o ensino profissionalizante para os filhos dos trabalhadores como uma forma de preparação da mão de obra para o mercado de trabalho e ascensão social.

Soluções para a tarefa

Respondido por fivejackson19
31

Resposta:

 

Contemplar perspectivas que coloquem uma dimensão histórica e crítica na construção do regular instalado, de forma a permitir que as diferenças sejam percebidas como enriquecimento e não como obstáculos a um padrão único inexistente.

Explicação

Corrigido no AVA


lucianoapedroza: Contemplar perspectivas que coloquem uma dimensão histórica e crítica na construção do regular instalado, de forma a permitir que as diferenças sejam percebidas como enriquecimento e não como obstáculos a um padrão único inexistente. CORRIGADA EM 2022
Respondido por Guimasf
0

A Inclusão Social aborda questões de respeito às diferenças e participação igualitária dos cidadãos na sociedade. Para isso, é necessário que a escola seja um local onde crianças e jovens têm lugar no aprendizado. As diferenças étnicas, sociais, intelectuais, físicas e culturais devem ser valorizadas e não implicar na desigualdade de oportunidades. É capaz de contemplar perspectivas que coloquem uma dimensão histórica e crítica na construção do saber. Letra D.

Inclusão social no ensino:

  • a escola inclusiva é a que tem um espaço onde as diferenças são enriquecedoras;
  • de acordo com Paulo Freire, a educação deve ser exercida como prática de liberdade. Não adianta apenas aumentar a renda mínima, por exemplo.
  • as relações humanas não se marcam apenas pelo reconhecimento das diferenças mas, na compreensão do interior delas e como fonte de riqueza humana;
  • de acordo com Paulo Freire a educação faz parte da formação do sujeito como ser humano;
  • flexibilizar a educação de forma a oferecer o ensino de qualidade para todas as pessoas.
  • com a diversidade, podemos aprender culturas, práticas e habilidades que não tínhamos conhecimento antes;
  • a educação inclusiva também busca recolocar no ensino as pessoas que são excluídas na sociedade;
  • parte do princípio de que todos os indivíduos são capazes de aprender.

Práticas educativas igualitárias:

  • educação dialógica: pautada na promoção do diálogo, da curiosidade e do posicionamento crítico do educando. Promove um debate aberto por meio da validação das respostas dos alunos que interagem entre eles e com o professor;
  • as práticas educativas devem proporcionar o desenvolvimento dos sujeitos de forma completa;
  • a escola não deve ser um ambiente de segregação;
  • os professores devem ter uma ampla formação capaz de oferecer ao aluno um sentido da participação deste na escola;

Leia mais sobre a Educação Inclusiva: https://brainly.com.br/tarefa/14982655

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes