marque a alternativa correta:
A natureza é o reino da necessidade, da determinação. Por mais que um animal seja capaz de expressar sentimentos como raiva, afeto, ansiedade e calma; ou vontades como fome, sono ou sede, ele não é capaz de levar esses desejos e essas vontades à consciência, de construir representações verbais sobre elas, de negociar a interpretação delas com outros seres e, a partir daí, planejar sua ação no tempo e no espaço. No reino da natureza, a ação é dada em um constante aqui e agora. A partir do enunciado indique qual das alternativas você julga como sendo a verdadeira: *
a) Os animais são livres por natureza, logo, são capazes de decidir suas ações e é isso que os diferencia dos seres humanos.
b) Os animais são determinados pela natureza e somente a associação deles com a vida humana é capaz de ajudá-los a sair dessa condição.
c) O que distingue os homens dos animais é a capacidade de escolher livremente, enquanto as escolhas humanas são determinadas pelos fatores socioeconômicos.
d) Os animais não escolhem, pois o instinto é uma determinação da natureza, já o homem é livre para planejar sua ação, apesar de também possuir instintos.
e) Tanto os homens como os animais são capazes de escolher livremente as ações que realizam em suas vidas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) Os animais não escolhem, pois o instinto é uma determinação da natureza, já o homem é livre para planejar sua ação, apesar de também possuir instintos.
Explicação:
De forma rápida podemos dizer que animais agem exclusivamente com base em instintos naturais, já os homens embora tenham esse mesmo instinto agem de forma planejada.
Resposta:
A alternativa correta é a letra D. O enunciado versa sobre a determinação biológica em que os animais estão imersos. Tudo que fazem, não o fazem por uma escolha livre, mas sim, seguindo seus instintos. O homem é u ma espécie diferenciada. Uma das diferenças fundamentais é justamente que escolhemos a partir da nossa consciência e não da determinação biológica. É necessário, concluir a partir do enunciado, que os homens são livres. Liberdade humana esta em oposição a determinação do mundo animal.
Explicação: Fonte: livro do professor