Marque a alternativa correta:
1 ponto
a) Em todo triângulo equilátero os três ângulos internos são diferentes
b) Em todo triângulo isósceles, a mediana, a altura relativa à base e a bissetriz do ângulo do vértice coincidem.
c) Em todo triângulo isósceles os ângulos das bases são complementares
d) Em todo triângulo equilátero os ângulos das bases são suplementares
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O triângulo equilátero é um tipo de triângulo que possui os três lados congruentes (mesma medida). Além dos lados, os ângulos internos dessa figura apresentam as mesmas medidas: 3 ângulos de 60º, os quais totalizam 180°.
b) Triângulo isósceles é um polígono que apresenta três lados, sendo dois deles congruentes (mesma medida). O lado com medida diferente é chamado de base do triângulo isósceles. O ângulo formado pelos dois lados congruentes é chamado de ângulo do vértice.
c) Num triângulo isósceles, o ângulo formado pelos lados congruentes é chamado ângulo do vértice. Os demais ângulos denominam-se ângulos da base e são congruentes. Em todo triângulo isósceles os ângulos opostos aos lados congruentes são congruentes.
d) Assim sendo, todos os ângulos de um triângulo equilátero medem 60°. Como qualquer bissetriz de um triângulo equilátero divide-o em dois triângulos congruentes, a única possibilidade para os ângulos do ponto de encontro da bissetriz com a base é que sejam de 90°, pois eles são suplementares e congruentes.