Marque a alternativa abaixo que explica com clareza a essência do pensamento Positivista.
A) Valoriza a ciência como única forma concreta de respostas eficazes para os problemas da humanidade, que funciona com auxílio da filosofia e da religião.
B) Considera que o conhecimento humano evolui da experiência sensível à lógica racional e que só é possível atingir a informação correta depois de muitas repetições do procedimento que conduz do objeto a consciência e da consciência ao objeto, provando a existência da ciência matemática.
C) Expressa confiança no progresso da industrialização e na manutenção da ordem. Cultua a ciência e valoriza o método científico.
D) Dá ênfase à importância da base material (a estrutura econômica, o modo de produção) que garante a manutenção da vida coletiva, por intermédio da alienação no trabalho.
E) Tenta conciliação entre o teórico e o prático, o ideal e a realidade, buscando enfim reunificar a razão e construir um conceito de absoluto baseado nos ideais religiosos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra A.
Explicação:
O positivismo de Auguste Comte é, segundo o o mestre de ciência política Bruno Garschagen, "uma doutrina que pretendia ser filosofia, pensamento político e uma religião, alicerçada na crença de que só era possível atingir o conhecimento verdadeiro através do conhecimento científico".
O método de educação era utilizado para a moralização, um dos principais objetivos do positivismo, reformando os costumes, as opiniões e a mentalidade, pois para Comte a organização moral da sociedade era o elemento fundamental.
Dependia da eficiência da educação, da filosofia e da ciência para funcionamento do método educativo. Para esta doutrina antes era preciso atacar a desordem mental na sua origem, , pois era a fonte do mal dentro da comunidade.
O positivismo criava uma espécie de coletivismo mental, anulando a importância individual na formulação de ideias, prevalecendo a vontade geral.
O positivismo no Brasil mostra a sua influência nos militares que deram o golpe para a derrubada da Monarquia, resultando na proclamação da República.