Português, perguntado por isadorajapa9, 1 ano atrás

Mário Sergio Cortella em uma entrevista responde a seguinte questão: A maioria das pessoas aceita pequenas “malandragens” do dia a dia, mas condena atos de maior proporção. Por que isso acontece? Por que se esquecem da veracidade da advertência de Mahatma Gandhi: “olho por olho, uma hora acabamos todos cegos”. Quando falamos em ética, nos parece algo muito distante da realidade, parece algo que só existe nos livros. Condutas éticas quando são vistas ou compartilhadas na internet como “alguém que devolveu uma carteira que achou no banco” ou “alguém que cedeu o lugar do ônibus para uma idosa” são sempre valorizados, curtidos e compartilhados. Muito se discute, na atualidade, o comportamento dos políticos que roubam, desviam e aprovam leis “contra” a população, mas pouco se discute o “gato” da luz, a ocupação da vaga de deficiente, a vantagem de conhecer alguém em algum órgão público e ganhar vantagens na fila ou financeiras. Diante das discussões elencadas nos textos acima responda as seguintes questões: - A corrupção política no Brasil pode ser considerada um problema de desvio ético? - Do empresário que sonega impostos ao “jeitinho brasileiro”, é possível reduzir ou acabar com a corrupção no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
15

Olá,

1) Sim, a política no Brasil pode ser tida como um desvio ético, visto que ela é tão relativizada pelos cidadãos que eles a enxergam somente nos políticos, sendo que a corrupção parte de baixo para cima.

2) Dessa forma não é possível acabar com a corrupção no Brasil, visto que o exemplo tem que partir da população, que quando está agindo de forma moral e reflete sobre as questões éticas, passa a aderir a condutas benéficas para todo o povo, e isso preciosa os políticos.

Abraços!

Perguntas interessantes