Mario fez uma cirurgia e teve um forte sangramento durante a noite, na manhã seguinte seus exames de sangue apontavam uma taxa muito baixa de hemoglobina, o médico responsável pelo caso pediu que fosse feita uma transfusão de sangue. Como Mario não sabia seu tipo sanguíneo foi feito um teste que determinou que ele é do tipo O Rh+. Foi trazida uma bolsa de sangue e a enfermeira ao entrar no quarto para verificar se estava tudo bem com o paciente se assustou ao verificar que a etiqueta da bolsa de sangue indicava O Rh-
Ao ligar para a enfermeira chefe ela verificou que:
Escolha uma:
a. Ocorreu um erro com as bolsas de sangue e levaram a errada para o paciente.
b. Pacientes O Rh+ podem receber sangue do tipo O Rh- sem problemas, pois o que importa é a compatibilidade do sistema ABO.
c. O Rh- é doador universal, portanto não tem problema nenhuma o paciente receber esse sangue.
d. A bolsa de sangue está errada e o paciente pode sofrer aglutinação das hemácias e morrer.
e. O tipo sanguíneo O Rh+ é receptor universal, podendo receber qualquer tipo de sangue.
Soluções para a tarefa
Olá!
Além do sistema ABO que determina o tipo sanguíneo do indivíduo, há o sistema Rh.
A partir de experiências com o sangue de macacos do gênero Rhesus, descobriu-se na década de 1940 que a hemácia de determinados indivíduos possui certo antígeno, o Rh, enquanto outras pessoas não o possuem.
As pessoas que possuem o antígeno Rh pertencem ao grupo sanguíneo Rh+, enquanto as que não o possuem pertencem ao grupo Rh-. Quando o sangue de pessoas Rh- entram em contato com o sangue de pesoas Rh+, estas irão produzir anticorpos contra o antígeno Rh, destruindo as hemácias.
Porém, não haverá problemas caso indivíduos do grupo sanguíneo Rh+ recebam transfusão de sangue Rh-, visto que não haverá produção de anticorpos. Assim,o tipo sanguíneo Rh+ é o doador universal.
Desta forma, podemos dizer que a alternativa correta é a letra C.
O Rh- é doador universal, portanto não tem problema nenhuma o paciente receber esse sangue. Correto