Português, perguntado por jackymonteiro1, 10 meses atrás

Mário de Andrade publicou um romance inovador, Amar, verbo instransitivo (1927), e contos de grande qualidade. Mas a sua obra-prima como narrador é a “Rapsódia” Macunaíma (1928), na qual, partindo da mitologia amazônica, fundiu as tradições brasileiras numa féerie rabelaisiana desprovida das dimensões de tempo e espaço. Essa narrativa fantástica visa entre outras coisas a ser um retrato satírico do brasileiro, e nela a realidade local se eleva, pela imaginação solta, ao nível dos grandes relatos mitológicos, numa prosa trepidante e pitoresca, graças à qual a vasta informação é dissolvida pelo ritmo vertiginoso.

CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. São Paulo: Humanitas, 1999.

A obra Macunaíma é uma das mais icônicas da literatura modernistas, colocando Mário de Andrade dentre os grandes nomes da literatura brasileira. Acerca da obra Macunaíma, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A obra de Mário de Andrade representa um retorno ao padrão medievalista da arte romântica ao situar o índio como o herói nacional.

Alternativa 2:
Macunaíma apresenta-se como um poema épico e, ao mesmo tempo, satírico, ao retratar com bom humor as desventuras de seu protagonista.

Alternativa 3:
A obra Macunaíma retoma o mito romântico do "Bom Selvagem", ao passo que seu protagonista nos é apresentado como um indígena de alma nobre.

Alternativa 4:
O "herói sem caráter" representado por Macunaíma emerge da narrativa como uma alegoria de nossa miscigenação e também como representação de alguns vícios tipicamente atribuídos pelos eugenistas às populações miscigenadas.

Alternativa 5:
Em sua obra, Mário de Andrade derruba o mito de que a miscigenação, isto é, a mistura entre as "raças", seria um problema para a sociedade, já que o anti-herói da narrativa mostra-se como um sujeito equilibrado, racional e trabalhador.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Gvasques1000
3

Alternativa 4.

Macunaima é um Índio sem caráter preguiçoso. Isso anula as alternativas 5 e 3. O texto foi escrito no inicio do Modernismo e satiriza a cultura Brasileira. Por isso, ele não é épico como diz a alternativa 2. A alternativa 1 não faz sentido, Pois o Modernismo veio para acabar com o Romantismo e muito mais com o Padrão Medieval.


jackymonteiro1: obrigada!!!!
Perguntas interessantes