Português, perguntado por SarahCristina18, 1 ano atrás

Mário de andrade inicia sua rapsódia narrando o nascimento do" herói da nossa gente " , Macunaíma. Essa introdução representa um tom elevado típico de uma epopéia_ um herói de uma nação (Brasil) nasce "no fundo do mato_virgem "espaço não indentificado de maneira concreta _ ; entretanto , esse "tom é quebrado no mesmo parágrafo.
a) Que elementos do texto permite afirmar que há essa quebra .
b) sabendo que o movimento modernista brasileiro propôs uma ruptura com os modelos artísticos consagrados no Brasil é uma releitura da história de nosso país, explique por que Mário de Andrade promove essa quebra.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
56
Olá,

A) Ao mesmo tempo que Mário de Andrade inicia o texto afirmando que Macunaíma é o herói de nossa gente; ele também começa a evidenciar que tal herói possui características não heroicas, tal como a preguiça e a falta absoluta de caráter. Ou seja, isso forma a ruptura com a ideia de "herói da nossa gente".

B) O modernismo visava contar histórias que se identificassem com a realidade vivida no país, por mais que para isso usassem a ficção. Elementos culturais e estruturas sociais e políticas da época eram recontadas nas obras modernistas; tal como as atitudes da própria população.

Mário de Andrade possui em suas obras a presença da informalidade na linguagem, o que rompe com o modelo anterior, o parnasianismo. Além disso, as atitudes de Macunaíma e as histórias contadas também rompem com a formalidade do modelo antecedente.

Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes