Mario, 59 anos, trabalhador da construção civil, foi encaminhado para a clínica integrada de diagnóstico oral da Universidade de São Paulo. Na anamnese relatou lesão na boca, mas não sabia há quanto tempo tinha surgido, relatou ainda fazer uso de tabaco há mais de 20 anos e que sempre terminava seu dia de trabalho ingerindo meia garrafa de cachaça. Ao exame clínico, observou-se lesão no assoalho da boca de dimensão considerável. A Histopatologia confirmou ser carcinoma de células escamosas. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O câncer bucal é considerado multifatorial etiologicamente, resulta da interação de fatores carcinógenos intrínsecos e extrínsecos; vários são os fatores de risco, mas os principais fatores de risco predisponentes ao câncer de boca, são o consumo de tabaco e álcool.
Por que
II- O cigarro contém em torno de 4.700 substâncias tóxicas, aproximadamente 60 são carcinogênicas. Toxinas como a nicotina podem agir como indutores de uma resposta inflamatória na cavidade bucal, aumentando o risco do desenvolvimento de um câncer, de sete a dez vezes quando comparado a não fumantes e o uso constante do álcool aumenta de forma exponencial o desenvolvimento da doença.
Acerca dessas asserções sobre câncer da cavidade oral, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. Asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Incorreto
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
e. Asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. CORRETA
karimartiins:
CORRETO!!
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás