Marina é uma jovem mulher com deficiência visual. É bailarina e atriz. Atualmente, busca meios de alcançar sua independência do meio familiar. Contudo, Marina vem percebendo dificuldades para alcançar seu objetivo, visto que sua família ainda lhe proporciona um ambiente de extremo cuidado e superproteção. O pai de Marina, amoroso, porém muito protetor, insiste em levá-la ao trabalho e buscá-la diariamente. Enquanto isso, a mãe de Marina, também no intuito de ser cuidadosa com a filha, faz questão de comprar as roupas para ela, escolhendo pela filha o que usar. O irmão mais novo de Marina, por sua vez, tende a escolher pela irmã a seleção musical de sua playlist no aplicativo de músicas do seu celular. Por fim, a irmã mais velha de Marina seleciona saídas e festas para levar a irmã, convidando-a para ir com ela aos lugares escolhidos. Esse exemplo ilustra, aparentemente, uma realidade positiva, de afeto e cuidado familiar. Porém, ainda assim apresenta aspectos que na verdade se mostram prejudiciais ao objetivo de independência de Marina. Encontre nas seguintes alternativas qual resposta melhor se encaixa no principal equívoco familiar que acaba sendo um empecilho para que Marina alcance sua tão almejada independência do círculo familiar. A. O despreparo de famílias com integrantes deficientes físicos em suprir suas necessidades específicas e auxiliá-los com suas próprias demandas. B. O comportamento inadequado de famílias de pessoas portadoras de deficiência física, que frequentemente interferem no cotidiano de trabalho delas. C. A dificuldade em perceber pessoas com deficiências físicas como sujeitos autônomos, com desejos, necessidades e preferências. D. O apego e a superproteção vivenciados por familiares de pessoas portadoras de deficiências físicas, ao apresentar extrema dificuldade em promover a independência delas. E. A exclusão de deficientes físicos em áreas de trabalho e ambientes de lazer, construída pelo comportamento incapacitante de familiares superprotetores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Resposta correta: C. A dificuldade em perceber pessoas com deficiências físicas como sujeitos autônomos, com desejos, necessidades e preferências.
Explicação:
Um dos principais equívocos perpetuados por empresas e pela sociedade de modo geral é a profunda incapacidade de perceber pessoas com deficiências físicas como indivíduos autônomos, que têm desejos, necessidades e preferências. Tal incapacidade social corrobora um preconceito e estigma social de que pessoas com deficiência são incapazes e dignas de compadecimento apenas.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás