Biologia, perguntado por valeriafavarao, 10 meses atrás

Marina, 37 anos, 70 Kg e 1,67 m foi diagnosticada com um tumor benigno denominado de craniofaringioma. Após conversas com seu médico, Marina foi submetida a ressecção do craniofaringioma sem intercorrências. No primeiro dia de pós operatório começou a apresentar sintomas como: depressão do nível de consciência, variação brusca da temperatura axilar, entre 35°C e 41°C, oscilações na pressão arterial e poliúria (grande quantidade de urina). Este fato pode ser explicado por:



a. lesão do mesencéfalo causada pela remoção do tumor;

b. distúrbio neuroendócrino hipofisário causada pela remoção do tumor;

c. Síndrome de produção inapropriada de ADH, causada pela remoção do tumor;

d. irritação hipotalâmica causada pela remoção do tumor;

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
1

Olá!

A resposta correta está na letra c. Síndrome de produção inapropriada de ADH, causada pela remoção do tumor.

A síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético (SIHAD) compreende uma doença muito recorrente em pacientes que tiveram tumores retirados, como é o caso de Marina.

Dessa forma, de acordo com os sintomas apresentados, observa-se a presença de SIHAD, uma vez que existe a presença de baixa concentração de sódio, causada pelo excesso de ADH produzido no sistema renal, o que interfere de forma sistêmica, inclusive na variação da temperatura.


OCinza: Boa tarde Vinicius! Como Marina pode ter SIADH (onde o organismo retém água, ao invés de excreta-la pela urina), se ela apresenta poliúria? Me explique por favor? E quanto aos outros sintomas?
Perguntas interessantes